Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EJA, ENSINO, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35346
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1616
    "inscrito_id" => 5310
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => """
      O estágio é um momento muito importante na formação do professor. Podemos considerar que seu objetivo seja proporcionar ao aluno momentos de análise (ao assistir às aulas de outros professores), momentos de reflexão (ao fazer o aluno se questionar e refletir sobre a prática docente), momentos para praticar aquilo que se estuda no curso (ao ter então a oportunidade de lecionar). Mas nem todos os estágios proporcionam isso. À luz do contexto EJA este trabalho almeja relatar a experiência vivida durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras – Língua Inglesa – da Universidade Estadual da Paraíba. Tendo o objetivo de expor a importância do estágio para o professor em formação e alertar sobre a conjuntura do ensino de Língua Inglesa na rede pública, mais especificamente no contexto da EJA. Durante as aulas observadas e ministradas uma análise foi feita com o intuito de estabelecer qual foi a mais produtiva e a menos produtiva na turma do Quarto ciclo, visto que essa era a turma que detinha mais características que afetavam negativamente o processo de ensino e aprendizagem. Foram constatados alguns pontos negativos durante o estágio, além das condições que afetaram o andamento do mesmo, houve a pouca valorização desse momento rico de orientação e troca de conhecimentos. Com relação às aulas ministradas percebemos claramente que havia falta de diálogo entre estagiários e alunos, as aulas eram muito expositivas, não havia a participação direta do corpo discente. Mas quando os alunos foram convidados a participar percebeu-se que no geral se mostraram interessados.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: EJA, ensino, língua inglesa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EJA, ENSINO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5310_11092017001936.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUSKA GUEDES DE FREITAS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "DANUSKA FREITAS"
    "autor_email" => "danuskagfreitas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35346
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1616
    "inscrito_id" => 5310
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => """
      O estágio é um momento muito importante na formação do professor. Podemos considerar que seu objetivo seja proporcionar ao aluno momentos de análise (ao assistir às aulas de outros professores), momentos de reflexão (ao fazer o aluno se questionar e refletir sobre a prática docente), momentos para praticar aquilo que se estuda no curso (ao ter então a oportunidade de lecionar). Mas nem todos os estágios proporcionam isso. À luz do contexto EJA este trabalho almeja relatar a experiência vivida durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras – Língua Inglesa – da Universidade Estadual da Paraíba. Tendo o objetivo de expor a importância do estágio para o professor em formação e alertar sobre a conjuntura do ensino de Língua Inglesa na rede pública, mais especificamente no contexto da EJA. Durante as aulas observadas e ministradas uma análise foi feita com o intuito de estabelecer qual foi a mais produtiva e a menos produtiva na turma do Quarto ciclo, visto que essa era a turma que detinha mais características que afetavam negativamente o processo de ensino e aprendizagem. Foram constatados alguns pontos negativos durante o estágio, além das condições que afetaram o andamento do mesmo, houve a pouca valorização desse momento rico de orientação e troca de conhecimentos. Com relação às aulas ministradas percebemos claramente que havia falta de diálogo entre estagiários e alunos, as aulas eram muito expositivas, não havia a participação direta do corpo discente. Mas quando os alunos foram convidados a participar percebeu-se que no geral se mostraram interessados.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: EJA, ensino, língua inglesa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EJA, ENSINO, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5310_11092017001936.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUSKA GUEDES DE FREITAS CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "DANUSKA FREITAS"
    "autor_email" => "danuskagfreitas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio é um momento muito importante na formação do professor. Podemos considerar que seu objetivo seja proporcionar ao aluno momentos de análise (ao assistir às aulas de outros professores), momentos de reflexão (ao fazer o aluno se questionar e refletir sobre a prática docente), momentos para praticar aquilo que se estuda no curso (ao ter então a oportunidade de lecionar). Mas nem todos os estágios proporcionam isso. À luz do contexto EJA este trabalho almeja relatar a experiência vivida durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras – Língua Inglesa – da Universidade Estadual da Paraíba. Tendo o objetivo de expor a importância do estágio para o professor em formação e alertar sobre a conjuntura do ensino de Língua Inglesa na rede pública, mais especificamente no contexto da EJA. Durante as aulas observadas e ministradas uma análise foi feita com o intuito de estabelecer qual foi a mais produtiva e a menos produtiva na turma do Quarto ciclo, visto que essa era a turma que detinha mais características que afetavam negativamente o processo de ensino e aprendizagem. Foram constatados alguns pontos negativos durante o estágio, além das condições que afetaram o andamento do mesmo, houve a pouca valorização desse momento rico de orientação e troca de conhecimentos. Com relação às aulas ministradas percebemos claramente que havia falta de diálogo entre estagiários e alunos, as aulas eram muito expositivas, não havia a participação direta do corpo discente. Mas quando os alunos foram convidados a participar percebeu-se que no geral se mostraram interessados. Palavras-chave: EJA, ensino, língua inglesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.