Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CONTRIBUIçõES DA GEOGRAFIA FíSICA DO MUNICíPIO DE FLORESTA/PERNAMBUCO: E SUAS CONTRIBUIçõES NO ENSINO DA GEOMORFOLOGIA ATRAVéS DE SEQUENCIAS DIDáTICAS, EM ESCOLAS DE NíVEIS MéDIO DO MUNICíPIO

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      na ocupação territorial e desta forma, se tem uma melhor análise do espaço. Dentro dos estudos, inseridos\r\n
      nos processos da Geografia Física do Município de Floresta/PE, o seguinte trabalho busca uma forma de\r\n
      trazer a pesquisa sobre os processos empíricos na geomorfologia, para dentro da educação, em um método\r\n
      bem fácil. Esse método será desenvolvido em sequência didática que são conjuntos de atividades ligadas\r\n
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      professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de\r\n
      avaliação, sendo assim todas as informações obtidas no decorrer da pesquisa será fornecida para o ensino da\r\n
      Geomorfologia, para turma do Ensino Médio. Dessa forma a análise Geográfica permite compreender as\r\n
      dinâmicas e transformações do Espaço, não se restringindo ao tradicionalismo da descrição, síntese e\r\n
      dicotomia entre aspectos físicos e sociais, mas a reflexão da articulação entre tais processos dinâmicos.\r\n
      Compreendendo a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem. Com isso ao terminar essa\r\n
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas do relevo terrestre e os processos que as originaram. Possui uma estreita relação com a Geografia, pois possibilita compreender a influência do relevo na ocupação territorial e desta forma, se tem uma melhor análise do espaço. Dentro dos estudos, inseridos nos processos da Geografia Física do Município de Floresta/PE, o seguinte trabalho busca uma forma de trazer a pesquisa sobre os processos empíricos na geomorfologia, para dentro da educação, em um método bem fácil. Esse método será desenvolvido em sequência didática que são conjuntos de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação, sendo assim todas as informações obtidas no decorrer da pesquisa será fornecida para o ensino da Geomorfologia, para turma do Ensino Médio. Dessa forma a análise Geográfica permite compreender as dinâmicas e transformações do Espaço, não se restringindo ao tradicionalismo da descrição, síntese e dicotomia entre aspectos físicos e sociais, mas a reflexão da articulação entre tais processos dinâmicos. Compreendendo a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem. Com isso ao terminar essa pesquisa buscasse uma solução para o problema citado em questão e que as contribuições das matérias fornecidas pelo projeto venham solucionar as demandas por informações, tanto na área de pesquisa como na educação.

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