Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ENSINO SOBRE LESÕES POR PRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E PROPOSTAS DE MUDANÇAS NA MATRIZ CURRICULAR

Palavra-chaves: LESÃO POR PRESSÃO, EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Introdução: A lesão por pressão constitui-se problema grave de saúde pública, que persiste ao longo dos anos, em todos os cenários de atenção à saúde, representando um grande desafio para as equipes de saúde, principalmente para a enfermagem. Assim, torna-se imprescindível que o acadêmico de enfermagem aproprie-se da temática e aprenda a planejar os cuidados preventivos, durante a sua formação, para contribuir com a redução dessas lesões. Objetivo: Analisar a percepção de acadêmicos de Enfermagem em relação ao ensino sobre lesões por pressão durante seu curso de graduação; Apreender sugestões dos estudantes para melhorar a aprendizagem sobre lesões por pressão, considerando a matriz curricular do curso. Metodologia: Pesquisa exploratória, prospectiva, de abordagem quanti-qualitativa. A amostra constou de 37 acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, que responderam a um questionário referente a aspectos sociodemográficos e às lesões por pressão. Resultados: Todos os acadêmicos (100,0%) receberam informações sobre a lesão por pressão nas disciplinas do curso, principalmente Semiologia e Semiotécnica II (40,5%) e Enfermagem Cirúrgica (35,1), e por meio de buscas de informações com enfermeiros (59,5%) e em artigos científicos (51,4%). A maioria (56,8%) mencionou que os conhecimentos adquiridos durante o curso relativo à temática são insuficientes. Para melhorar o ensino sobre o tema 43,2% sugeriram a inclusão da disciplina Avaliação e Tratamento de Feridas na grade curricular obrigatória do Curso. Considerações finais: Os graduandos de enfermagem necessitam de uma abordagem ampla sobre a lesão por pressão, durante a formação, já que irão se deparar cotidianamente com situações de vulnerabilidade dos pacientes, devendo mantê-los isentos desse problema. Os achados remetem a lacunas no conhecimento acerca da temática na graduação, no cenário estudado, ressaltando-se a necessidade de analisar e promover alterações na matriz curricular do Curso.

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