Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, JOGOS;, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31556
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO"
    "resumo" => "Resumo do artigo: Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática, esta pesquisa relata uma experiência em sala de aula a qual foi feita com o uso do jogo dominó da multiplicação, e tem como objetivos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, venham a resolver as multiplicações mais simples mentalmente, desenvolver prévio raciocínio logico matemático e multiplicativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, JOGOS;, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID175_21082017225436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA"
    "autor_email" => "limaelisianelima@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31556
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO"
    "resumo" => "Resumo do artigo: Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática, esta pesquisa relata uma experiência em sala de aula a qual foi feita com o uso do jogo dominó da multiplicação, e tem como objetivos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, venham a resolver as multiplicações mais simples mentalmente, desenvolver prévio raciocínio logico matemático e multiplicativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, JOGOS;, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID175_21082017225436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA"
    "autor_email" => "limaelisianelima@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo do artigo: Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática, esta pesquisa relata uma experiência em sala de aula a qual foi feita com o uso do jogo dominó da multiplicação, e tem como objetivos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, venham a resolver as multiplicações mais simples mentalmente, desenvolver prévio raciocínio logico matemático e multiplicativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.