SILVA, Joyce Aiane Bezerra et al.. . Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31445>. Acesso em: 13/11/2024 04:11
O trabalho versa sobre as formas de educação e saberes que dissipam e reforçam a opressão vivenciada pelas mulheres negras no Brasil, tendo como contexto a sociedade patriarcal, racista e capitalista. O texto elaborado é fruto de uma revisão bibliográfica que teve como temas norteadores educação sexista, ideologia patriarcal, gênero e educação, opressão e racismo. Tendo como pressuposto o entendimento de que as práticas educativas também acontecem fora dos espaços formais a narrativa do trabalho contempla a vivência das autoras como mulheres negras em seus percursos de aprendizados sociais. Desta forma, o trabalho teve como objetivo explicitar como a educação formal e não formal expressam preconceitos e discriminação de raça e gênero. A partir da revisão bibliográfica temos como resultado que as práticas educativas são partes do tempo histórico e social que vivenciamos. Em uma sociedade marcada pelo preconceito e discriminação contra as mulheres e contra a população negra, dentre outros sujeitos, a linguagem e saberes, na maioria das vezes e dos espaços, expressam tais características, de forma explícita ou camuflada, reforçando a ideologia patriarcal e racista que lhe dá sustentação. Assim às mulheres negras são reforçados estigmas e discriminação que interferem diretamente nas suas formas de socialização desde a infância e tem repercussões e limitações nos espaços de formação e atuação profissional. A educação sexista e racista, portanto, deve ser questionada em todas as suas determinações em prol de práticas educativas e socialização de saberes que possam ampliar as dimensões de liberdade e valorização do ser humano, homens e mulheres, sem distinção de classe, sexo, raça, etnia, orientação afetivo sexual, religião, etc. Como afirma Paulo Freire (2011) uma educação libertadora em que os sujeitos sejam parte de todo o processo educacional que o envolve.