Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

TECENDO PRÁTICAS EDUCATIVAS: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E OUTRAS METODOLOGIAS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, METODOLOGIA DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31412
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "TECENDO PRÁTICAS EDUCATIVAS: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E OUTRAS METODOLOGIAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A educação na atualidade vive em um contexto de crise em todos os seus âmbitos, tanto na educação básica quanto na educação superior, seja pela falta de incentivo salarial do professor, pela falta de investimento dos governos na hora de proporcionar os recursos necessários para que o professor possa realizar uma aula que vai além da simples exposição do conteúdo, ou pela evasão escolar do aluno, que se justifica tanto pelo desinteresse como pela falta de oportunidade de estar na escola. No entanto, percebemos o ambiente escolar enquanto um espaço de transformação (palavra esta que diverge de salvação), dos indivíduos, e porque não da sociedade? Nesta perspectiva, através das atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, pelo Programa de Educação Tutorial- PET, veiculado ao curso de História, foi possível obter a experiência do que é produzir um material e aplica-lo em sala de aula, os Cadernos Didáticos do ENEM, experiência valiosa para os petianos, uma vez que aprende-se a elaborar um material didático ainda na graduação . Nesse material elaborado buscamos além da utilização de textos, enriquecê-lo com imagens que facilitem para o aluno o conteúdo abordado, tendo em vista a importância do visual na aprendizagem, algo que pode ser mostrado também por meio de vídeos que retratem a temática abordada.  Assim, propomos no presente artigo analisar a importância de fontes alternativas no ensino da História, compreendendo as suas diferentes inserções nas correntes teóricas e analisando algumas das fontes e suas metodologias, bem como as suas aplicações na rotina escolar da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, METODOLOGIA DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID646_14082017183010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE CARNEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE OLIVEIR"
    "autor_email" => "viviioliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31412
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "TECENDO PRÁTICAS EDUCATIVAS: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E OUTRAS METODOLOGIAS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A educação na atualidade vive em um contexto de crise em todos os seus âmbitos, tanto na educação básica quanto na educação superior, seja pela falta de incentivo salarial do professor, pela falta de investimento dos governos na hora de proporcionar os recursos necessários para que o professor possa realizar uma aula que vai além da simples exposição do conteúdo, ou pela evasão escolar do aluno, que se justifica tanto pelo desinteresse como pela falta de oportunidade de estar na escola. No entanto, percebemos o ambiente escolar enquanto um espaço de transformação (palavra esta que diverge de salvação), dos indivíduos, e porque não da sociedade? Nesta perspectiva, através das atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, pelo Programa de Educação Tutorial- PET, veiculado ao curso de História, foi possível obter a experiência do que é produzir um material e aplica-lo em sala de aula, os Cadernos Didáticos do ENEM, experiência valiosa para os petianos, uma vez que aprende-se a elaborar um material didático ainda na graduação . Nesse material elaborado buscamos além da utilização de textos, enriquecê-lo com imagens que facilitem para o aluno o conteúdo abordado, tendo em vista a importância do visual na aprendizagem, algo que pode ser mostrado também por meio de vídeos que retratem a temática abordada.  Assim, propomos no presente artigo analisar a importância de fontes alternativas no ensino da História, compreendendo as suas diferentes inserções nas correntes teóricas e analisando algumas das fontes e suas metodologias, bem como as suas aplicações na rotina escolar da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, METODOLOGIA DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID646_14082017183010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE CARNEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE OLIVEIR"
    "autor_email" => "viviioliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A educação na atualidade vive em um contexto de crise em todos os seus âmbitos, tanto na educação básica quanto na educação superior, seja pela falta de incentivo salarial do professor, pela falta de investimento dos governos na hora de proporcionar os recursos necessários para que o professor possa realizar uma aula que vai além da simples exposição do conteúdo, ou pela evasão escolar do aluno, que se justifica tanto pelo desinteresse como pela falta de oportunidade de estar na escola. No entanto, percebemos o ambiente escolar enquanto um espaço de transformação (palavra esta que diverge de salvação), dos indivíduos, e porque não da sociedade? Nesta perspectiva, através das atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, pelo Programa de Educação Tutorial- PET, veiculado ao curso de História, foi possível obter a experiência do que é produzir um material e aplica-lo em sala de aula, os Cadernos Didáticos do ENEM, experiência valiosa para os petianos, uma vez que aprende-se a elaborar um material didático ainda na graduação . Nesse material elaborado buscamos além da utilização de textos, enriquecê-lo com imagens que facilitem para o aluno o conteúdo abordado, tendo em vista a importância do visual na aprendizagem, algo que pode ser mostrado também por meio de vídeos que retratem a temática abordada. Assim, propomos no presente artigo analisar a importância de fontes alternativas no ensino da História, compreendendo as suas diferentes inserções nas correntes teóricas e analisando algumas das fontes e suas metodologias, bem como as suas aplicações na rotina escolar da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.