Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS: O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA CULTURA DIGITAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31367
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 578
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS: O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA CULTURA DIGITAL"
    "resumo" => "A docência nos dias atuais, assume a responsabilidade de construir alunos autônomos e críticos. Torna-se um desafio para o professor, estimular o corpo discente em estudar de forma eficiente, ante uma sociedade repleta de recursos tecnológicos que desvirtuam a atenção dos mesmos. Ao perceber, nas falas de alguns professores, os entraves que impedem o uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, como alternativas educacionais e ferramentas motivacionais para o aluno. Este trabalho objetiva analisar as prováveis contribuições cognitivas que a formação continuada, com reflexões mediadas sobre o uso de recursos tecnológicos, traz para a prática pedagógica e investigar a formação dos docentes sobre o uso destas tecnologias em sua didática e a integração das TDIC no planejamento da aula, assim como seus reflexos na docência e na escola. A metodologia tem um caráter de abordagem qualitativa, exploratória bibliográfica. A fundamentação teórica foi construída a partir do estudo de estudiosos como Vygotsky, Tardif referenciando com pesquisadores das tecnologias digitais como Prensky, Kensky, Moran, Levy, Bettega, entre outros. Do contexto dessas reflexões emergiu esse estudo que identificou as barreiras, as limitações, as aprendizagens e os desenvolvimentos na dinâmica de sala de aula com o uso das tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID578_14082017152722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDELSON"
    "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31367
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 578
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E TECNOLOGIAS: O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA CULTURA DIGITAL"
    "resumo" => "A docência nos dias atuais, assume a responsabilidade de construir alunos autônomos e críticos. Torna-se um desafio para o professor, estimular o corpo discente em estudar de forma eficiente, ante uma sociedade repleta de recursos tecnológicos que desvirtuam a atenção dos mesmos. Ao perceber, nas falas de alguns professores, os entraves que impedem o uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, como alternativas educacionais e ferramentas motivacionais para o aluno. Este trabalho objetiva analisar as prováveis contribuições cognitivas que a formação continuada, com reflexões mediadas sobre o uso de recursos tecnológicos, traz para a prática pedagógica e investigar a formação dos docentes sobre o uso destas tecnologias em sua didática e a integração das TDIC no planejamento da aula, assim como seus reflexos na docência e na escola. A metodologia tem um caráter de abordagem qualitativa, exploratória bibliográfica. A fundamentação teórica foi construída a partir do estudo de estudiosos como Vygotsky, Tardif referenciando com pesquisadores das tecnologias digitais como Prensky, Kensky, Moran, Levy, Bettega, entre outros. Do contexto dessas reflexões emergiu esse estudo que identificou as barreiras, as limitações, as aprendizagens e os desenvolvimentos na dinâmica de sala de aula com o uso das tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID578_14082017152722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIDELSON"
    "autor_email" => "nosledira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A docência nos dias atuais, assume a responsabilidade de construir alunos autônomos e críticos. Torna-se um desafio para o professor, estimular o corpo discente em estudar de forma eficiente, ante uma sociedade repleta de recursos tecnológicos que desvirtuam a atenção dos mesmos. Ao perceber, nas falas de alguns professores, os entraves que impedem o uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, como alternativas educacionais e ferramentas motivacionais para o aluno. Este trabalho objetiva analisar as prováveis contribuições cognitivas que a formação continuada, com reflexões mediadas sobre o uso de recursos tecnológicos, traz para a prática pedagógica e investigar a formação dos docentes sobre o uso destas tecnologias em sua didática e a integração das TDIC no planejamento da aula, assim como seus reflexos na docência e na escola. A metodologia tem um caráter de abordagem qualitativa, exploratória bibliográfica. A fundamentação teórica foi construída a partir do estudo de estudiosos como Vygotsky, Tardif referenciando com pesquisadores das tecnologias digitais como Prensky, Kensky, Moran, Levy, Bettega, entre outros. Do contexto dessas reflexões emergiu esse estudo que identificou as barreiras, as limitações, as aprendizagens e os desenvolvimentos na dinâmica de sala de aula com o uso das tecnologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.