Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, LINGUAGEM DIGITAL Pôster (PO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31330
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido com base na necessidade dos alunos de uma escola privada da cidade de Campina Grande, com o objetivo em ter professores que sejam preparados para trabalhar da maneira certa as tecnologias em sala de aula. O tema foi escolhido por observações feitas em que os alunos apresentavam dificuldades de aprendizado, analisando as causas constata-se a necessidade da escola se adequar a linguagem a qual a criança está habituada, discute-se então a necessidade de encontrar recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas. O presente projeto foi elaborado com a finalidade de identificar as contribuições e recursos que as diversas mídias podem trazer para a sala de aula, assim como conhecer as diversas metodologias e didáticas de maneira a aproveitar ao máximo suas as possibilidades, com o intuito de conhecer as potencialidades das diversas mídias e recursos tecnológicos, assim como desenvolvê-las de acordo com o contexto do currículo escolar, discutindo a importância de em um mundo globalizado, da escola está conectada a essa era da informação enquanto espaço para transmissão e construção do conhecimento. Atualmente o contato das crianças com o mundo tecnológico ocorre desde cedo, ainda na primeira infância, estando familiarizados com a linguagem digital, nesse contexto, os professores podem e devem aproveitar estes conhecimentos prévios que o alunado da educação infantil trás para a escola. O uso das tecnologias digitais tem aproximado o professor a um novo mundo, proporcionando-o novas fontes e recursos diversos como: vídeos digitais, computadores, áudios, internet entre outros. O uso das tecnologias na escola não se deve está restrito apenas as aulas de informática, como recurso, ela deve fazer parte de todo processo de construção do conhecimento. Neste sentido o professor também precisa estar preparado, deve dominar a teoria e a prática das tecnologias digitais, conhecendo-o em toda a sua potencialidade. Diante do exposto este trabalho justifica-se por propor uma pesquisa voltada para investigar as formas com que as tecnologias estão inseridas em sala de aula. Assim como por procurar desenvolvê-las como objetivo contribuir com os professores de forma que saibam como utilizar esta nova ferramenta, mostrando que com o uso da mesma a aula se torna mais dinâmica, prazerosa e participativa. Para vencer os objetivos propostos, o desenvolvimento do projeto consiste em aulas participativas com uso de recursos tecnológicos, sejam eles vídeos, data show, áudio ou uso do computador e fazer um levantamento prévio sobre quais destas ferramentas eles conhecem, se gostam ou não ouvindo a opinião de cada um, desta forma alunos e professores participam do processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória. Entretanto as ferramentas metodológicas utilizadas nas aulas serão estudadas e observadas antes para que seja lançada em cima das necessidades dos alunos. Neste sentido, é pertinente conhecer o contexto atual, no que se refere aos tradicionais recursos utilizados, comparando-os com as atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, LINGUAGEM DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID1064_21082017183026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉPHANIE GUEDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STÉPHANIE "
    "autor_email" => "steprof@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31330
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo foi desenvolvido com base na necessidade dos alunos de uma escola privada da cidade de Campina Grande, com o objetivo em ter professores que sejam preparados para trabalhar da maneira certa as tecnologias em sala de aula. O tema foi escolhido por observações feitas em que os alunos apresentavam dificuldades de aprendizado, analisando as causas constata-se a necessidade da escola se adequar a linguagem a qual a criança está habituada, discute-se então a necessidade de encontrar recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas. O presente projeto foi elaborado com a finalidade de identificar as contribuições e recursos que as diversas mídias podem trazer para a sala de aula, assim como conhecer as diversas metodologias e didáticas de maneira a aproveitar ao máximo suas as possibilidades, com o intuito de conhecer as potencialidades das diversas mídias e recursos tecnológicos, assim como desenvolvê-las de acordo com o contexto do currículo escolar, discutindo a importância de em um mundo globalizado, da escola está conectada a essa era da informação enquanto espaço para transmissão e construção do conhecimento. Atualmente o contato das crianças com o mundo tecnológico ocorre desde cedo, ainda na primeira infância, estando familiarizados com a linguagem digital, nesse contexto, os professores podem e devem aproveitar estes conhecimentos prévios que o alunado da educação infantil trás para a escola. O uso das tecnologias digitais tem aproximado o professor a um novo mundo, proporcionando-o novas fontes e recursos diversos como: vídeos digitais, computadores, áudios, internet entre outros. O uso das tecnologias na escola não se deve está restrito apenas as aulas de informática, como recurso, ela deve fazer parte de todo processo de construção do conhecimento. Neste sentido o professor também precisa estar preparado, deve dominar a teoria e a prática das tecnologias digitais, conhecendo-o em toda a sua potencialidade. Diante do exposto este trabalho justifica-se por propor uma pesquisa voltada para investigar as formas com que as tecnologias estão inseridas em sala de aula. Assim como por procurar desenvolvê-las como objetivo contribuir com os professores de forma que saibam como utilizar esta nova ferramenta, mostrando que com o uso da mesma a aula se torna mais dinâmica, prazerosa e participativa. Para vencer os objetivos propostos, o desenvolvimento do projeto consiste em aulas participativas com uso de recursos tecnológicos, sejam eles vídeos, data show, áudio ou uso do computador e fazer um levantamento prévio sobre quais destas ferramentas eles conhecem, se gostam ou não ouvindo a opinião de cada um, desta forma alunos e professores participam do processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória. Entretanto as ferramentas metodológicas utilizadas nas aulas serão estudadas e observadas antes para que seja lançada em cima das necessidades dos alunos. Neste sentido, é pertinente conhecer o contexto atual, no que se refere aos tradicionais recursos utilizados, comparando-os com as atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, RECURSOS TECNOLÓGICOS, LINGUAGEM DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID1064_21082017183026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÉPHANIE GUEDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STÉPHANIE "
    "autor_email" => "steprof@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com base na necessidade dos alunos de uma escola privada da cidade de Campina Grande, com o objetivo em ter professores que sejam preparados para trabalhar da maneira certa as tecnologias em sala de aula. O tema foi escolhido por observações feitas em que os alunos apresentavam dificuldades de aprendizado, analisando as causas constata-se a necessidade da escola se adequar a linguagem a qual a criança está habituada, discute-se então a necessidade de encontrar recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas. O presente projeto foi elaborado com a finalidade de identificar as contribuições e recursos que as diversas mídias podem trazer para a sala de aula, assim como conhecer as diversas metodologias e didáticas de maneira a aproveitar ao máximo suas as possibilidades, com o intuito de conhecer as potencialidades das diversas mídias e recursos tecnológicos, assim como desenvolvê-las de acordo com o contexto do currículo escolar, discutindo a importância de em um mundo globalizado, da escola está conectada a essa era da informação enquanto espaço para transmissão e construção do conhecimento. Atualmente o contato das crianças com o mundo tecnológico ocorre desde cedo, ainda na primeira infância, estando familiarizados com a linguagem digital, nesse contexto, os professores podem e devem aproveitar estes conhecimentos prévios que o alunado da educação infantil trás para a escola. O uso das tecnologias digitais tem aproximado o professor a um novo mundo, proporcionando-o novas fontes e recursos diversos como: vídeos digitais, computadores, áudios, internet entre outros. O uso das tecnologias na escola não se deve está restrito apenas as aulas de informática, como recurso, ela deve fazer parte de todo processo de construção do conhecimento. Neste sentido o professor também precisa estar preparado, deve dominar a teoria e a prática das tecnologias digitais, conhecendo-o em toda a sua potencialidade. Diante do exposto este trabalho justifica-se por propor uma pesquisa voltada para investigar as formas com que as tecnologias estão inseridas em sala de aula. Assim como por procurar desenvolvê-las como objetivo contribuir com os professores de forma que saibam como utilizar esta nova ferramenta, mostrando que com o uso da mesma a aula se torna mais dinâmica, prazerosa e participativa. Para vencer os objetivos propostos, o desenvolvimento do projeto consiste em aulas participativas com uso de recursos tecnológicos, sejam eles vídeos, data show, áudio ou uso do computador e fazer um levantamento prévio sobre quais destas ferramentas eles conhecem, se gostam ou não ouvindo a opinião de cada um, desta forma alunos e professores participam do processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória. Entretanto as ferramentas metodológicas utilizadas nas aulas serão estudadas e observadas antes para que seja lançada em cima das necessidades dos alunos. Neste sentido, é pertinente conhecer o contexto atual, no que se refere aos tradicionais recursos utilizados, comparando-os com as atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.