Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

EDUCAÇÃO INFANTIL: O CAMPO DE ESTÁGIO E A POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCACAO INFANTIL, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Pôster (PO) GD06 - Formação de Professores
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é muito relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995). Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática. Visou ainda como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. É no campo de estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão. O presente contém informações referentes à observação e prática na Educação Infantil realizado na Creche João Francisco de Macedo, onde o estágio representou uma possibilidade de investigação da realidade.

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