Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... DISCUTINDO AS DIFERENÇAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31207
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 627
    "titulo" => "ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... DISCUTINDO AS DIFERENÇAS"
    "resumo" => "O referido artigo foi resultado do relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba como requisito do componente Estágio Supervisionado na Educação Infantil (Estágio IV – Docência),realizado na Creche Municipal Ana Paula em Campina Grande-PB no período de 03/04/17 a 07/04/17. Tendo como objetivo vivenciar a prática docente através do projeto “Era uma vez um gato xadrez… discutindo as diferenças”, onde através da contação da história procuramos incentivar o respeito e a valorização das diferenças. Entendemos a docência como a necessidade que nós, professores que estamos em formação, temos em conhecer o espaço onde estaremos futuramente inseridos. Sendo assim o nosso fazer docente cria fundamento e embasamento a partir do que é observado dentro do “fazer docente”, dentro do campo de estágio, seja ele na creche ou na escola. O estagio, para nós, estudantes de licenciatura, constitui em um campo de conhecimento, pois observamos a prática com a teoria que vimos dentro da academia.\tPara a elaboração deste relatório foi realizado estudos bibliográficos em autores como PIMENTA (2006), GUIMARÃES (2003), OSTETTO (2008), como também a prática que foi exercida através do projeto de intervenção ao qual foi elaborado nos primeiros dias do componente curricular. O Estagio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois é nesse momento que o futuro profissional vai ter um contato direto com a realidade no qual vai permanecer inserido, além de ser um processo de aprendizagem necessário para o para o mesmo que deseja realmente estar preparado para os desafios de uma carreira, além do mais concretiza pressupostos teóricos nos quais foram adquiridos no processo de formação.  Segundo PIMENTA E LIMA “o exercício de qualquer profissão é pratico, no sentido de que se trata aprender fazer algo. A profissão do professor também é pratica.” (2006, p.7).Neste relatório será descrito as experiências durante o período de estagio, bem como a pratica pedagógica exercida por nós estagiarias na turma do maternal II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID627_14082017233708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL DA SIVA BEZERRA "
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabelsillva.11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31207
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 627
    "titulo" => "ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... DISCUTINDO AS DIFERENÇAS"
    "resumo" => "O referido artigo foi resultado do relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba como requisito do componente Estágio Supervisionado na Educação Infantil (Estágio IV – Docência),realizado na Creche Municipal Ana Paula em Campina Grande-PB no período de 03/04/17 a 07/04/17. Tendo como objetivo vivenciar a prática docente através do projeto “Era uma vez um gato xadrez… discutindo as diferenças”, onde através da contação da história procuramos incentivar o respeito e a valorização das diferenças. Entendemos a docência como a necessidade que nós, professores que estamos em formação, temos em conhecer o espaço onde estaremos futuramente inseridos. Sendo assim o nosso fazer docente cria fundamento e embasamento a partir do que é observado dentro do “fazer docente”, dentro do campo de estágio, seja ele na creche ou na escola. O estagio, para nós, estudantes de licenciatura, constitui em um campo de conhecimento, pois observamos a prática com a teoria que vimos dentro da academia.\tPara a elaboração deste relatório foi realizado estudos bibliográficos em autores como PIMENTA (2006), GUIMARÃES (2003), OSTETTO (2008), como também a prática que foi exercida através do projeto de intervenção ao qual foi elaborado nos primeiros dias do componente curricular. O Estagio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois é nesse momento que o futuro profissional vai ter um contato direto com a realidade no qual vai permanecer inserido, além de ser um processo de aprendizagem necessário para o para o mesmo que deseja realmente estar preparado para os desafios de uma carreira, além do mais concretiza pressupostos teóricos nos quais foram adquiridos no processo de formação.  Segundo PIMENTA E LIMA “o exercício de qualquer profissão é pratico, no sentido de que se trata aprender fazer algo. A profissão do professor também é pratica.” (2006, p.7).Neste relatório será descrito as experiências durante o período de estagio, bem como a pratica pedagógica exercida por nós estagiarias na turma do maternal II."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID627_14082017233708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL DA SIVA BEZERRA "
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabelsillva.11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O referido artigo foi resultado do relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba como requisito do componente Estágio Supervisionado na Educação Infantil (Estágio IV – Docência),realizado na Creche Municipal Ana Paula em Campina Grande-PB no período de 03/04/17 a 07/04/17. Tendo como objetivo vivenciar a prática docente através do projeto “Era uma vez um gato xadrez… discutindo as diferenças”, onde através da contação da história procuramos incentivar o respeito e a valorização das diferenças. Entendemos a docência como a necessidade que nós, professores que estamos em formação, temos em conhecer o espaço onde estaremos futuramente inseridos. Sendo assim o nosso fazer docente cria fundamento e embasamento a partir do que é observado dentro do “fazer docente”, dentro do campo de estágio, seja ele na creche ou na escola. O estagio, para nós, estudantes de licenciatura, constitui em um campo de conhecimento, pois observamos a prática com a teoria que vimos dentro da academia. Para a elaboração deste relatório foi realizado estudos bibliográficos em autores como PIMENTA (2006), GUIMARÃES (2003), OSTETTO (2008), como também a prática que foi exercida através do projeto de intervenção ao qual foi elaborado nos primeiros dias do componente curricular. O Estagio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois é nesse momento que o futuro profissional vai ter um contato direto com a realidade no qual vai permanecer inserido, além de ser um processo de aprendizagem necessário para o para o mesmo que deseja realmente estar preparado para os desafios de uma carreira, além do mais concretiza pressupostos teóricos nos quais foram adquiridos no processo de formação. Segundo PIMENTA E LIMA “o exercício de qualquer profissão é pratico, no sentido de que se trata aprender fazer algo. A profissão do professor também é pratica.” (2006, p.7).Neste relatório será descrito as experiências durante o período de estagio, bem como a pratica pedagógica exercida por nós estagiarias na turma do maternal II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.