Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

CULTIVO DE MICRORGANISMOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIMENTAÇÃO, MICRORGANISMOS, ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31138
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 932
    "titulo" => "CULTIVO DE MICRORGANISMOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este trabalho resulta de uma prática educativa experimentada por graduandos do curso de ciências biológicas, buscando um melhor aperfeiçoamento de formação dos professores e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no decorrer da disciplina de microbiologia através da experimentação, que é possível ser realizada em aulas de ciências e biologia nas turmas de ensino fundamental e médio. Concluindo-se portanto que as aulas quando são dinâmicas e contextualizadas, tendem a prender a atenção do aluno e têm um papel de grande importância para o aprendizado. A experimentação se torna uma extensão do conteúdo teórico, pois, une à prática com a teoria de forma atrativa, dinâmica e criativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir como uma nova estratégia ou mediação dos conteúdos de microbiologia no ensino fundamental e/ou médio das escolas públicas ou privadas, auxiliando os professores no uso de metodologias importantes no processo de ensino aprendizagem. A utilização dessas práticas auxilia os professores nos desafios cotidianos da sala de aula desde que sejam planejadas e disponibilizadas de acordo com os conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIMENTAÇÃO, MICRORGANISMOS, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID932_14092017211846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jolivercacimbao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31138
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 600
    "inscrito_id" => 932
    "titulo" => "CULTIVO DE MICRORGANISMOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este trabalho resulta de uma prática educativa experimentada por graduandos do curso de ciências biológicas, buscando um melhor aperfeiçoamento de formação dos professores e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no decorrer da disciplina de microbiologia através da experimentação, que é possível ser realizada em aulas de ciências e biologia nas turmas de ensino fundamental e médio. Concluindo-se portanto que as aulas quando são dinâmicas e contextualizadas, tendem a prender a atenção do aluno e têm um papel de grande importância para o aprendizado. A experimentação se torna uma extensão do conteúdo teórico, pois, une à prática com a teoria de forma atrativa, dinâmica e criativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir como uma nova estratégia ou mediação dos conteúdos de microbiologia no ensino fundamental e/ou médio das escolas públicas ou privadas, auxiliando os professores no uso de metodologias importantes no processo de ensino aprendizagem. A utilização dessas práticas auxilia os professores nos desafios cotidianos da sala de aula desde que sejam planejadas e disponibilizadas de acordo com os conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIMENTAÇÃO, MICRORGANISMOS, ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID932_14092017211846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jolivercacimbao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este trabalho resulta de uma prática educativa experimentada por graduandos do curso de ciências biológicas, buscando um melhor aperfeiçoamento de formação dos professores e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no decorrer da disciplina de microbiologia através da experimentação, que é possível ser realizada em aulas de ciências e biologia nas turmas de ensino fundamental e médio. Concluindo-se portanto que as aulas quando são dinâmicas e contextualizadas, tendem a prender a atenção do aluno e têm um papel de grande importância para o aprendizado. A experimentação se torna uma extensão do conteúdo teórico, pois, une à prática com a teoria de forma atrativa, dinâmica e criativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir como uma nova estratégia ou mediação dos conteúdos de microbiologia no ensino fundamental e/ou médio das escolas públicas ou privadas, auxiliando os professores no uso de metodologias importantes no processo de ensino aprendizagem. A utilização dessas práticas auxilia os professores nos desafios cotidianos da sala de aula desde que sejam planejadas e disponibilizadas de acordo com os conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.