Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA EJA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: DIFICULDADES, EJA, PROFESSOR, ENSINO Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31094
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA EJA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Ensinar Química para à Educação de Jovens e adultos (EJA), é um grande desafio a ser enfrentado pelos docentes, pois os alunos apresentam serias dificuldades, sendo esses fatores motivos de insatisfações dos estudantes por não se acharem aptos para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Embora à EJA, tenha sido uma proposta criada com o intuito de resgatar uma população alvo, que não concluiu os estudos na idade prevista, e que recorrem à esse modelo de ensino com à intenção de recuperar o tempo perdido, muitas vezes esse modelo acaba deixando à desejar, de modo que, quase sempre os professores não possuem uma capacitação adequada para assumir à responsabilidade de educar esses alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar às dificuldades encontradas pelos professores da EJA no Ensino de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, em alguns municípios da Mesorregião do Agreste Paraibano no Estado da Paraíba -PB. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram doze professores de Química, que atuam na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo, sete questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos relacionados às dificuldades encontradas por esses docentes no que diz respeito, em ministrar aulas sobre os conteúdos de Química para a EJA. Nessa medida, foi possível observar de forma clara às dificuldades desses professores para trabalhar à disciplina de Química com à modalidade de Ensino EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, EJA, PROFESSOR, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1208_12092017000415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUE GOMES"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31094
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DA EJA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Ensinar Química para à Educação de Jovens e adultos (EJA), é um grande desafio a ser enfrentado pelos docentes, pois os alunos apresentam serias dificuldades, sendo esses fatores motivos de insatisfações dos estudantes por não se acharem aptos para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Embora à EJA, tenha sido uma proposta criada com o intuito de resgatar uma população alvo, que não concluiu os estudos na idade prevista, e que recorrem à esse modelo de ensino com à intenção de recuperar o tempo perdido, muitas vezes esse modelo acaba deixando à desejar, de modo que, quase sempre os professores não possuem uma capacitação adequada para assumir à responsabilidade de educar esses alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar às dificuldades encontradas pelos professores da EJA no Ensino de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, em alguns municípios da Mesorregião do Agreste Paraibano no Estado da Paraíba -PB. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram doze professores de Química, que atuam na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo, sete questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos relacionados às dificuldades encontradas por esses docentes no que diz respeito, em ministrar aulas sobre os conteúdos de Química para a EJA. Nessa medida, foi possível observar de forma clara às dificuldades desses professores para trabalhar à disciplina de Química com à modalidade de Ensino EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, EJA, PROFESSOR, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1208_12092017000415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUE GOMES"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Ensinar Química para à Educação de Jovens e adultos (EJA), é um grande desafio a ser enfrentado pelos docentes, pois os alunos apresentam serias dificuldades, sendo esses fatores motivos de insatisfações dos estudantes por não se acharem aptos para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Embora à EJA, tenha sido uma proposta criada com o intuito de resgatar uma população alvo, que não concluiu os estudos na idade prevista, e que recorrem à esse modelo de ensino com à intenção de recuperar o tempo perdido, muitas vezes esse modelo acaba deixando à desejar, de modo que, quase sempre os professores não possuem uma capacitação adequada para assumir à responsabilidade de educar esses alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar às dificuldades encontradas pelos professores da EJA no Ensino de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, em alguns municípios da Mesorregião do Agreste Paraibano no Estado da Paraíba -PB. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram doze professores de Química, que atuam na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo, sete questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos relacionados às dificuldades encontradas por esses docentes no que diz respeito, em ministrar aulas sobre os conteúdos de Química para a EJA. Nessa medida, foi possível observar de forma clara às dificuldades desses professores para trabalhar à disciplina de Química com à modalidade de Ensino EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.