Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INICIATIVA INVESTIGATIVA SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS RIO-2016

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, ESPORTE Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30159
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 458
    "inscrito_id" => 641
    "titulo" => "UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INICIATIVA INVESTIGATIVA SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS RIO-2016"
    "resumo" => "Este relato é baseado no desenvolvimento de encontros alicerçados na proposta da construção de conhecimento acerca da área da Educação Física, em um contexto de Educação Superior, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim, proveniente de aulas ministradas no segundo semestre do ano de 2016. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Rede Salesiana de ensino, revelando assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por disciplinas que foram elencadas e constituíram seu currículo. No inicio do curso, uma delas apresentou a evolução histórica da Educação Física e do Esporte, fornecendo subsídios para que os acadêmicos adquirissem condições de compreender a ligação direta da área com aspectos vigentes nos diferentes momentos da estrutura social, política, econômica e educacional do Brasil. No decorrer das aulas da disciplina História da Educação Física e do Esporte, os estudos apresentaram informações e dados de diversificadas fontes, o que ofereceu condições de conceber a área da Educação Física desde seu surgimento até os dias atuais e considerando o mega evento que ocorreu em Agosto de 2016 em nosso país, foi tecida uma rede de relações, entre passado e presente. Os alunos assumiram como desafio, pesquisar os Jogos Rio-2016, com uma postura investigativa e ligar os acontecimentos a aspectos históricos da área, curiosidades de edições anteriores dos Jogos, bem como resgatar a própria história dos mesmos. O resultado de todo este processo foi compilado, entre os alunos que organizados em grupos heterogêneos, se reuniam, discutiam, construíam conhecimento, utilizavam a plataforma institucional MOODLE para fóruns sobre o assunto com a finalidade de estruturar uma apresentação em formato de seminário, como proposta avaliativa. Foram analisados os seguintes elementos do estudo: riqueza de informações, clareza no conteúdo, demonstração e explanação de todo o processo de construção, contar com a participação de todos os membros envolvidos e auto avaliação de aproveitamento de todas as etapas do trabalho apresentado. A experiência foi enriquecedora, na qual os alunos assumiram o protagonismo do processo de ensino, pesquisa e construção de conhecimento, o que lhes proporcionou empoderamento educacional no âmbito do Ensino Superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, ESPORTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID641_EXT_23042017232131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURICIO LEONEL GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "MAURICIOGALDINO"
    "autor_email" => "mgaldinovolei@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30159
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 458
    "inscrito_id" => 641
    "titulo" => "UNISAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INICIATIVA INVESTIGATIVA SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS RIO-2016"
    "resumo" => "Este relato é baseado no desenvolvimento de encontros alicerçados na proposta da construção de conhecimento acerca da área da Educação Física, em um contexto de Educação Superior, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim, proveniente de aulas ministradas no segundo semestre do ano de 2016. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Rede Salesiana de ensino, revelando assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por disciplinas que foram elencadas e constituíram seu currículo. No inicio do curso, uma delas apresentou a evolução histórica da Educação Física e do Esporte, fornecendo subsídios para que os acadêmicos adquirissem condições de compreender a ligação direta da área com aspectos vigentes nos diferentes momentos da estrutura social, política, econômica e educacional do Brasil. No decorrer das aulas da disciplina História da Educação Física e do Esporte, os estudos apresentaram informações e dados de diversificadas fontes, o que ofereceu condições de conceber a área da Educação Física desde seu surgimento até os dias atuais e considerando o mega evento que ocorreu em Agosto de 2016 em nosso país, foi tecida uma rede de relações, entre passado e presente. Os alunos assumiram como desafio, pesquisar os Jogos Rio-2016, com uma postura investigativa e ligar os acontecimentos a aspectos históricos da área, curiosidades de edições anteriores dos Jogos, bem como resgatar a própria história dos mesmos. O resultado de todo este processo foi compilado, entre os alunos que organizados em grupos heterogêneos, se reuniam, discutiam, construíam conhecimento, utilizavam a plataforma institucional MOODLE para fóruns sobre o assunto com a finalidade de estruturar uma apresentação em formato de seminário, como proposta avaliativa. Foram analisados os seguintes elementos do estudo: riqueza de informações, clareza no conteúdo, demonstração e explanação de todo o processo de construção, contar com a participação de todos os membros envolvidos e auto avaliação de aproveitamento de todas as etapas do trabalho apresentado. A experiência foi enriquecedora, na qual os alunos assumiram o protagonismo do processo de ensino, pesquisa e construção de conhecimento, o que lhes proporcionou empoderamento educacional no âmbito do Ensino Superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, ESPORTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID641_EXT_23042017232131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURICIO LEONEL GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "MAURICIOGALDINO"
    "autor_email" => "mgaldinovolei@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (UNISAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Este relato é baseado no desenvolvimento de encontros alicerçados na proposta da construção de conhecimento acerca da área da Educação Física, em um contexto de Educação Superior, no UNISAL unidade Lorena/São Joaquim, proveniente de aulas ministradas no segundo semestre do ano de 2016. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo resulta do reconhecimento da qualidade de ensino oferecida pelas Rede Salesiana de ensino, revelando assim, os serviços prestados ao Brasil pela congregação salesiana. A Educação Superior é uma vocação dos Salesianos pela própria finalidade educativa de toda sua obra. Nesta perspectiva no ano de 2016 iniciou-se o curso de Educação Física–Bacharelado na unidade UNISAL–Lorena/São Joaquim, com objetivos claros e inovadores, condizentes com o preconizado pelo Ministério da Educação, alinhados com as recomendações do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior e respeitando as orientações do Conselho Federal de Educação Física. A estruturação de funcionamento do curso foi por disciplinas que foram elencadas e constituíram seu currículo. No inicio do curso, uma delas apresentou a evolução histórica da Educação Física e do Esporte, fornecendo subsídios para que os acadêmicos adquirissem condições de compreender a ligação direta da área com aspectos vigentes nos diferentes momentos da estrutura social, política, econômica e educacional do Brasil. No decorrer das aulas da disciplina História da Educação Física e do Esporte, os estudos apresentaram informações e dados de diversificadas fontes, o que ofereceu condições de conceber a área da Educação Física desde seu surgimento até os dias atuais e considerando o mega evento que ocorreu em Agosto de 2016 em nosso país, foi tecida uma rede de relações, entre passado e presente. Os alunos assumiram como desafio, pesquisar os Jogos Rio-2016, com uma postura investigativa e ligar os acontecimentos a aspectos históricos da área, curiosidades de edições anteriores dos Jogos, bem como resgatar a própria história dos mesmos. O resultado de todo este processo foi compilado, entre os alunos que organizados em grupos heterogêneos, se reuniam, discutiam, construíam conhecimento, utilizavam a plataforma institucional MOODLE para fóruns sobre o assunto com a finalidade de estruturar uma apresentação em formato de seminário, como proposta avaliativa. Foram analisados os seguintes elementos do estudo: riqueza de informações, clareza no conteúdo, demonstração e explanação de todo o processo de construção, contar com a participação de todos os membros envolvidos e auto avaliação de aproveitamento de todas as etapas do trabalho apresentado. A experiência foi enriquecedora, na qual os alunos assumiram o protagonismo do processo de ensino, pesquisa e construção de conhecimento, o que lhes proporcionou empoderamento educacional no âmbito do Ensino Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.