Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ATLETISMO Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29949
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936"
    "resumo" => "O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados  durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ATLETISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID73_EXT_05042017085208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUY GINCIENE"
    "autor_nome_curto" => "GUY GINCIENE"
    "autor_email" => "guy_ginciene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29949
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "ENSINANDO HISTóRIA NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA: SOBRE A PROVA DO SALTO COM VARA NOS JOGOS OLíMPICOS DE 1936"
    "resumo" => "O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados  durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA DO ESPORTE, ATLETISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID73_EXT_05042017085208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUY GINCIENE"
    "autor_nome_curto" => "GUY GINCIENE"
    "autor_email" => "guy_ginciene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O esporte é um dos maiores fenômenos socioculturais da atualidade, estando presente em grandes acontecimentos mundiais. Por esse motivo, conhecer sua história nos auxilia a entender mais do que o esporte em si, mas, também, suas ressignificações, transformações e a própria sociedade em que vivemos. Não à toa, a história das modalidades esportivas normalmente é citada como conteúdo de ensino dos mais diversos currículos da Educação Física escolar. Entretanto, a grande dúvida que surge é: como ensinar essa história? Diante dessa inquietação, o objetivo deste trabalho foi o de implementar o ensino do atletismo, em especial de sua história, por meio de um vídeo (“A medalha da amizade eterna”) do YouTube sobre o salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Este vídeo mostra a prova do salto com vara nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando dois japoneses ficaram empatados em 2º e 3º lugar. Devido à falta de luz natural, o desempate da prova foi adiado. No dia seguinte, um dos japoneses ficou com a medalha de prata e o outro, com a de bronze. Chegando ao Japão, o atleta que ficou em 2º lugar decidiu parti-las ao meio de modo que cada atleta ficasse com a metade de cada medalha. As intervenções foram realizadas em aulas de 50 minutos, com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Rio Claro/S.P., cujos dados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados. Após a apresentação do vídeo, os alunos foram organizados em grupos para a realização da atividade proposta. As três intervenções tiveram início por meio de uma roda inicial e de uma introdução sobre o atletismo, por meio de vídeos e imagens disponíveis em um banco de dados em formato de blog. Após este momento, duas atividades foram realizadas. A atividade 1 consistiu em comparar o vídeo com as imagens e vídeos do salto com vara apresentados durante a introdução, para que os alunos, de forma participativa, conhecessem um pouco mais sobre as modificações pelas quais passou o salto com vara ao longo de sua história. Na atividade 2, interrompemos o vídeo no momento em que os atletas recebem a medalha, para que cada grupo se posicionasse sobre aquela situação, decidindo qual posição tomariam. Logo em seguida, ainda em grupos, iniciou-se um debate, sendo que cada grupo teve que se colocar em um papel (jornalistas, juízes, torcedores, júri, atleta que ficou com a medalha de prata e atleta que ficou com a medalha de bronze) e defendê-lo. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, pautado em aulas teóricas e expositivas, a utilização de vídeos e as subsequentes atividades se mostraram como um meio alternativo e eficiente para reconstruir parte da história do atletismo, além de propiciar aos alunos um papel de maior protagonismo durante as aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.