Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

TIC NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A Lei 10.639/03 sancionada em 9 de janeiro de 2003, que admite a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino Básico, consolidou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das correlações étnico-raciais no Brasil, proporcionando ao aluno o resgate de sua identidade histórica e o respeito às diferenças (BRASIL, 2003). A Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica, articulado ao Projeto Político Pedagógico da escola, também deve se ater ao atendimento desta lei, assim, o professor deve ter por objetivo o desenvolvimento de um trabalho que busque a superação do preconceito e racismo. As TIC estão cada vez mais presentes na sociedade atual, logo, acabam produzindo novas formas de linguagem (BELLONI, 2012). “Os alunos de hoje processam as informações bem diferentes das gerações anteriores”, por isso estes jovens são denominados de “nativos digitais” (PRENSKY, 2001, p.1). Deste modo, cada vez mais as escolas estão solicitando a incorporação das TIC, como também, que o professor as domine, visando inseri-las em suas aulas, lembrando que elas são recursos que motiva bastante os alunos, visto que estes estão cada vez mais conectados. Deste modo o objetivo da pesquisa foi elaborar, implementar e avaliar uma unidade didática a partir dos conteúdos do currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, utilizando as TIC para problematizar a relação étnico-racial. O método utilizado foi de natureza qualitativa do tipo descritiva, desenvolvido por meio das seguintes etapas: análise documental do currículo do Estado de São Paulo; observação, grupo focal com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor; elaboração e implementação de uma unidade didática; avaliação da unidade didática implementada. Os resultados em relação às limitações do uso das TIC foram: falta de uma estrutura física adequada para o uso das TIC; recursos tecnológicos escassos e ultrapassados; indisciplina dos alunos em contato com as TIC. Os que se referem às possibilidades do uso das TIC são: uso do celular durante as aulas, aproximação com alunos e, com a criação do grupo do Whatsapp, a possibilidade de mais um espaço em que os alunos tenham contato com os conteúdos abordados nas aulas; as TIC como ferramentas de motivação para os alunos. Conclui-se que apesar das dificuldades encontradas na escola, é possível inserir as TIC para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física.

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