Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ENSINO DE PRÁTICAS VOCAIS PARA UM CORPO VIRTUAL.

Palavra-chaves: PRÁTICAS VOCAIS, CONHECIMENTOS PROCESSUAL E DECLARATIVO, EAD, LICENCIATURA EM MÚSICA, LICENCIATURA EM MÚSICA Comunicação Oral (CO) AT05 - ESTADOS EMOCIONAIS E MOVIMENTOS; ABORDAGENS SOCIOCULTURAIS DO CORPO
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Os cursos de licenciatura em música no Brasil são oferecidos em duas modalidades distintas: a distância (EaD) e presencial (EP). Essas licenciaturas possuem as mesmas certificações legais pelo órgão competente (MEC), não fazendo distinções entre as referidas modalidades. No entanto, elas apresentam significativas diferenças em suas matrizes curriculares, principalmente no que tange às práticas vocais, etapa importante no aprendizado de música. Descreve-se que os processos de aquisição de conhecimentos sob a ótica da cognição apresentam duas formas: sobre os conhecimentos declarativos (CD), quando o indivíduo tem ideia de como fazer algo; e sobre os conhecimentos processuais (CP), quando o indivíduo sabe fazer efetivamente algo. No campo da música, ensinar uma prática sem que haja a presença do professor, na modalidade EaD, torna-se um grande desafio pois os CP e CD são facilmente percebidos na modalidade presencial. Este estudo pretende discutir algumas dessas diferenças curriculares entre estas modalidades de ensino no âmbito da prática vocal, considerando-se que o EaD tem como característica essencial o relacionamento mediado pelas TIC, com pouco ou nenhum contato presencial entre aluno e professor. Para tanto, foi realizado um levantamento das matrizes curriculares de 3 universidades federais que ofereceram, nos últimos 5 anos, cursos de licenciatura de música nas duas modalidades. As informações foram comparadas com base nos títulos das disciplinas. Para identificar as disciplinas que tratavam de práticas vocais foram considerados os termos coro, coral, canto, vocal e voz nos títulos das disciplinas. Como resultado pode-se constatar que a maioria dos cursos presenciais oferecem maior número destas disciplinas do que os da EaD. A exceção ficou para a UFSCar, com 4 disciplinas para a EaD e 3 para a EP. As demais apresentaram grande discrepância como a UnB, sendo 2 (EaD) e 18 (EP). A maior diferença foi verificada para a UFRGS, com nenhuma disciplina para EaD e 18 para a EP. Os cursos tem duração de 3 anos. Diante dos resultados apresentados pode-se estabelecer algumas hipóteses como a diferença entre as propostas pedagógicas dos cursos, considerando-se que o corpo docente é o mesmo para ambas modalidades. Sendo assim, ainda há amarras que determinam que a modalidade presencial ainda se sobrepõe à EaD pelo fato do corpo estar presente para aquisição de práticas vocais. Isso contraria algumas percepções que afirmam que a voz e o corpo são indissociáveis. Se o corpo é o instrumento do cantor e a prática de cantar independe do corpo estar no ambiente virtual ou não, pois estes ambientes não se opõem. Há que se propor novas estratégias que possibilitem o ensino dos conteúdos de práticas vocais pela EaD, mediados pelas TIC, para a igualdade de acesso de todos à educação.

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