Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

BASQUETEBOL ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE ESCOLARES SOBRE OS MODELOS DE COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADO E PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: BASQUETEBOL ESCOLAR, COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADA, COMPETIÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29829
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "BASQUETEBOL ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE ESCOLARES SOBRE OS MODELOS DE COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADO E PEDAGÓGICO"
    "resumo" => """
      O objetivo deste estudo é verificar a preferência e a aceitação de escolares quanto a dois modelos de competição de basquetebol: competição esportivizada e competição pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no estilo de estudo de caso. Participaram desse estudo 16 escolares, de 14 e 15 anos de idade, de duas instituições particulares da cidade de Barueri (SP) que disputaram entre si os dois modelos de competição. Ao final da segunda competição os alunos responderam um questionário de perguntas abertas a respeito das mesmas. Para a interpretação das respostas aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, em que foram estabelecidas categorias obtidas por meio da frequência das respostas. Os resultados mostraram que ambas experiências foram positivas nas visões dos alunos, no entanto, apenas três participantes preferiram a competição pedagógica. Concluiu-se que os alunos aceitam os dois modelos, reconhecem que a competição pedagógica favorece a socialização, mas a maioria prefere a competição esportivizada por aprovar mais o formato de jogo e poder jogar com a própria equipe.\r\n
      \r\n
      The aim of this study is to verify the preference and acceptance of students regarding two models of basketball competition: sportivized competition and pedagogical competition. This is a qualitative research in the case study style. Sixteen students, aged 14 and 15 years old, participated in this study from two private school in the city of Barueri (SP) that competed between the two competition models. At the end of the second competition the students answered a questionnaire of open questions about it. For the interpretation of the answers the content analysis technique was applied, in which categories were obtained by means of the frequency of the answers. The results showed that both experiences were positive in the visions of the students, however, only three participants preferred the pedagogical competition. It was concluded that students accept both models, recognize that pedagogical competition favors socialization, but most prefer sportivized competition for approving the game format more and being able to play with their team.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "BASQUETEBOL ESCOLAR, COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADA, COMPETIÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID558_EXT_23042017220436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN LUTKE GEHRKE"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "renanlutke@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29829
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "BASQUETEBOL ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE ESCOLARES SOBRE OS MODELOS DE COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADO E PEDAGÓGICO"
    "resumo" => """
      O objetivo deste estudo é verificar a preferência e a aceitação de escolares quanto a dois modelos de competição de basquetebol: competição esportivizada e competição pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no estilo de estudo de caso. Participaram desse estudo 16 escolares, de 14 e 15 anos de idade, de duas instituições particulares da cidade de Barueri (SP) que disputaram entre si os dois modelos de competição. Ao final da segunda competição os alunos responderam um questionário de perguntas abertas a respeito das mesmas. Para a interpretação das respostas aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, em que foram estabelecidas categorias obtidas por meio da frequência das respostas. Os resultados mostraram que ambas experiências foram positivas nas visões dos alunos, no entanto, apenas três participantes preferiram a competição pedagógica. Concluiu-se que os alunos aceitam os dois modelos, reconhecem que a competição pedagógica favorece a socialização, mas a maioria prefere a competição esportivizada por aprovar mais o formato de jogo e poder jogar com a própria equipe.\r\n
      \r\n
      The aim of this study is to verify the preference and acceptance of students regarding two models of basketball competition: sportivized competition and pedagogical competition. This is a qualitative research in the case study style. Sixteen students, aged 14 and 15 years old, participated in this study from two private school in the city of Barueri (SP) that competed between the two competition models. At the end of the second competition the students answered a questionnaire of open questions about it. For the interpretation of the answers the content analysis technique was applied, in which categories were obtained by means of the frequency of the answers. The results showed that both experiences were positive in the visions of the students, however, only three participants preferred the pedagogical competition. It was concluded that students accept both models, recognize that pedagogical competition favors socialization, but most prefer sportivized competition for approving the game format more and being able to play with their team.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "BASQUETEBOL ESCOLAR, COMPETIÇÃO ESPORTIVIZADA, COMPETIÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID558_EXT_23042017220436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN LUTKE GEHRKE"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "renanlutke@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a preferência e a aceitação de escolares quanto a dois modelos de competição de basquetebol: competição esportivizada e competição pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no estilo de estudo de caso. Participaram desse estudo 16 escolares, de 14 e 15 anos de idade, de duas instituições particulares da cidade de Barueri (SP) que disputaram entre si os dois modelos de competição. Ao final da segunda competição os alunos responderam um questionário de perguntas abertas a respeito das mesmas. Para a interpretação das respostas aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, em que foram estabelecidas categorias obtidas por meio da frequência das respostas. Os resultados mostraram que ambas experiências foram positivas nas visões dos alunos, no entanto, apenas três participantes preferiram a competição pedagógica. Concluiu-se que os alunos aceitam os dois modelos, reconhecem que a competição pedagógica favorece a socialização, mas a maioria prefere a competição esportivizada por aprovar mais o formato de jogo e poder jogar com a própria equipe. The aim of this study is to verify the preference and acceptance of students regarding two models of basketball competition: sportivized competition and pedagogical competition. This is a qualitative research in the case study style. Sixteen students, aged 14 and 15 years old, participated in this study from two private school in the city of Barueri (SP) that competed between the two competition models. At the end of the second competition the students answered a questionnaire of open questions about it. For the interpretation of the answers the content analysis technique was applied, in which categories were obtained by means of the frequency of the answers. The results showed that both experiences were positive in the visions of the students, however, only three participants preferred the pedagogical competition. It was concluded that students accept both models, recognize that pedagogical competition favors socialization, but most prefer sportivized competition for approving the game format more and being able to play with their team.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.