Como o diamante que precisa ser lapidado ou até mesmo desenvolvido artificialmente com o auxílio da tecnologia a educação precisa ser transformada. O trabalho teve como objetivo da intervenção didática aqui descrita analisar, utilizar e avaliar a compreensão dos discentes do 9° ano da EEEFM Estevam Marinho sobre a constituição, transformação da matéria, as características, o processo de produção natural e artificial do diamante bem como despertar a curiosidade dos mesmos para a composição dos materiais usados no seu cotidiano, com a utilização do vídeo como recurso metodológico. Fez-se uma pesquisa bibliográfica a fim de selecionar o que já havia na literatura sobre essa temática, bem como reconhecer os principais autores que abordam esse tema. Em seguida após as aulas teóricas dos conteúdos Propriedades e Constituição da Matéria os 27 discentes do 9° Ano foram levados à biblioteca da escola para a exposição dos vídeos. A utilização dos vídeos nas aulas de Química constitui-se como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem. A análise dos questionários permitiu inferir que a utilização dos vídeos nas aulas de química contribuiu para que os discentes aprimorem o conteúdo estudado, além de constituir-se como uma atividade dinâmica, prazerosa e participativa. Com base nos resultados apresentados com a aplicação dessa pesquisa evidencia-se que a utilização dos vídeos em sala de aula constitui-se como uma ferramenta a mais no processo ensino-aprendizagem. Os percentuais demonstram que os discentes após a exibição dos vídeos conseguiram assimilar o conteúdo de forma efetiva.