A inovação nas práticas de ensino deve ser algo constante e que acompanhe a evolução tão rápida do mundo moderno e suas tecnologias. Determinadas práticas adotadas, além de tornarem as aulas mais dinâmicas e interessantes, são capazes de desenvolver algumas habilidades dos alunos que vão além da capacidade de aprender conceitos. O RPG é uma brincadeira de faz de conta, em que os participantes vestem a pele de personagens (com diferentes habilidades) que vão definindo a história iniciada e conduzida por um narrador (mestre), obedecendo a um sistema de regras. Utilizando-se de técnicas de RPG, este trabalho traz uma proposta de aplicação do tema: transposição do Rio São Francisco. Previamente, o professor deve fazer uma explicação de conceitos utilizados na ecologia aquática e qualidade de água. Para o jogo, a história levará os alunos ao ponto de entrada das águas do Rio São Francisco no estado da Paraíba, e a partir daí, sendo conduzidos pelo professor, os alunos se deparam com alguns desafios, para que no fim cheguem a um diagnóstica a cerca da qualidade da água. A utilização das técnicas de RPG no ensino é positivo e enriquecedor, pois estimula as habilidades dos alunos, não só nas aplicações pedagógicas, como também desenvolvem sua formação como protagonista no meio social. Quanto ao professor, ao se decidir a utilizar a aplicação dessa técnica, deve estar disposto a um aprofundamento e domínio de conteúdo, o que requer certa dedicação e maiores cuidados com os temas escolhidos.