O solo é o material de construção que mais esteve ao alcance do homem em seus estágios de evolução por diversas razões (custo, abundância e trabalhabilidade). Porém, como observa Borges (2009), nas últimas décadas sua utilização foi reduzida, devido ao aparecimento de materiais que tornam o processo construtivo mais rápido - embora devastador.
É notável um crescente interesse por construções ambientalmente sustentáveis, também pela necessidade em tornar mínimo o déficit habitacional em todo o mundo. O superadobe é um método simples, que não precisa de mão-de-obra especializada. Uma construção em superadobe é formada por sacos de propileno preenchidos por solo do local que são sobrepostos moldando o formato das paredes.
O solo é um dos recursos naturais mais representativos para suprir uma importante necessidade básica do homem – a moradia. Com isso, o objetivo deste trabalho foi sugerir o uso das técnicas de construção com superadobe como alternativa sustentável para minimizar o déficit habitacional da Paraíba.