A história da ciência tem contribuído para humanizar o Ensino de Química, influenciando diretamente na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços, erros e conflitos da ciência. Neste sentindo, torna-se importante saber analisar como os livros didáticos vêm abordando a HC no Ensino de Química. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como vem sendo abordada a HC para o conteúdo de ligações químicas nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2012. Para a análise dos capítulos, foram utilizados os critérios propostos por Santos (2006), onde a análise foi dividida em subcategorias. Os resultados revelam que apenas duas obras (LQ4 e LQ5) obtiveram notas satisfatórias, atendendo a quase todos os critérios estabelecidos nesta análise. No entanto, 3 obras (LQ1, LQ2, LQ3), obtiveram notas abaixo do esperado, havendo ausência de muitas subcategorias analisadas. Portanto, é necessário que o professor saiba escolher de forma criteriosa o livro didático que poderá auxiliá-lo no trabalho com a HC no ensino de ligações químicas. Além disso, há uma necessidade do professor buscar outros materiais que possam auxiliar o seu trabalho, como também ter a maturidade e conhecimento de identificar nos livros, possíveis distorções e simplificações como ‘pseudo-histórias’ que acabam reforçando mitos científicos e transmitindo concepções distorcidas acerca na natureza da ciência.