Não é incomum encontrarmos correntes de pensamento que elevam o conhecimento acadêmico em detrimento do conhecimento tradicional, principalmente entre indivíduos que não concluíram o ensino formal, como é o caso dos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Este pensamento encontra feedback positivo na metodologia puramente expositiva utilizada por muitos professores, muitas vezes por falta de prática docente, de maneira semelhante à metodologia engessada observada ao longo de sua formação. Ao mesmo tempo, muitos jovens e adultos anseiam por aulas totalmente expositivas por reconhecerem nessas técnicas a legitimidade do conhecimento acadêmico ao qual não tiveram acesso. Nessa perspectiva, e com o intuito principal de promover um autorreconhecimento dos saberes acumulados ao longo de vidas inteiras longe da escola, os estudantes do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 2º segmento (PROEF-2) do CP/EBAP/UFMG foram convidados a discutir e escrever sobre plantas medicinais e sua utilização, resultando neste relato de experiência. O corpo docente do Projeto, composto por professores ainda em formação bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, se empenha em participar da construção de saberes com a população não-escolarizada ao mesmo tempo em que adquire prática docente, sempre sob a supervisão, coordenação e orientação de professores da Universidade Federal de Minas Gerais.