Neste trabalho apresentamos uma breve discussão sobre a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa de diversos textos da literatura relacionados à temática. Com o advento das tecnologias e das transformações a elas associadas, tem surgido a necessidade de uma melhor preparação dos estudantes para poderem atuar efetivamente na sociedade informatizada. Nesse sentido, faz-se necessário que a escola busque novos recursos educacionais que favoreçam um ensino e uma aprendizagem mais efetivos. No que concerne à educação Matemática, o uso de tais recursos em sala de aula se configura de grande importância como ressaltam diversos textos encontrados na literatura. Tais textos advogam a necessidade de inserção das tecnologias digitais, como os softwares educativos, no ensino e na aprendizagem da Matemática visando uma educação mais qualitativa. Concluiu-se com a pesquisa que os softwares educativos podem colaborar significativamente para a criação e fortalecimento de cenários propícios à aprendizagem.