Na atual sociedade moderna, constantes entraves entre educadores e professores em Química buscam formas de aprimorar e contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa pelos educandos. O professor é o grande responsável na condução da aprendizagem dos seus alunos, que passam a conhecer ou continuam a ignorar a Química. Cabe ao professor desmitificar as equações e as fórmulas, mas as vezes, por um ensino clássico de aulas expositivo-memorativas, onde simplesmente derramar conhecimento sobre os alunos e esperar que eles, num passe de mágica, passem a entender, contextualizar e dominar o conteúdo de Química.Diante da atual situação do ensino e aprendizagem de Química na rede pública. Criou-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa investigativa, quantitativa sobre o conhecimento e entendimento de Química dos alunos do nono ano das escolas públicas de Queimadas-PB, onde foram pesquisados cem educandos, com aplicação de um questionário objetivo,com questões ligadas ao universo da Química. Os resultados obtidos mostraram que os alunos têm um conhecimento em Química muito a baixo do esperado, devido a vários fatores preponderantes como: falta de aulas práticas, interligação da Química com o cotidiano do aluno, a falta de contextualização da disciplina com o proposto no próprio livro didático, entre outros graves motivos. Diante desses resultados, evidencia-se a necessidade de que os professores de Química procurem cada vez mais contextualizar os conteúdos dessa disciplina com as vivências cotidianas dos educandos, levando-os a uma autonomia, onde esses possam ser críticos e tenham flexibilidade de pensamento.