Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRODUÇÃO DE AULAS VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PLATAFORMA MOODLE, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28753
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE AULAS VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O acesso às tecnologias propôs à sociedade viver em um novo momento, rico em informação e de complexidade crescente, acessível e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Buscando incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, enfocamos neste artigo o desenvolvimento de uma experiência com professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias com a construção de aulas virtuais na Plataforma Moodle. Este artigo integra uma pesquisa de mestrado finalizada, vinculada ao Projeto PRODOCENCIA CAPES/UEPB, que teve como objetivo investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Aqui discutimos a importância do uso crítico das tecnologias de formação e comunicação (TIC) na Educação Matemática. Para análise baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2006). Em nossa pesquisa notamos o quanto é fundamental que professores em formação vivenciem momentos de reflexão ao fazer uso de recursos multimídias de forma a potencializar o ensino dos conteúdos matemáticos. Ao vivenciarem momentos como este em sua formação de forma crítica e analítica, podem se submeter a pensar em sua própria construção dessas aulas para a sua prática, entender os mecanismos, resolver problemas com a tecnologia, assim como conhecimentos pedagógicos inerentes a sua visão de sala de aula, para poder trabalhar com essas ferramentas no seu contexto de maneira mais rebuscada, levando o aluno a pensar, agir, procurar, questionar, encontrar respostas, procurar novas perguntas para respostas através de resoluções de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PLATAFORMA MOODLE, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID410_02052017111933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "tapcarla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28753
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE AULAS VIRTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O acesso às tecnologias propôs à sociedade viver em um novo momento, rico em informação e de complexidade crescente, acessível e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Buscando incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, enfocamos neste artigo o desenvolvimento de uma experiência com professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias com a construção de aulas virtuais na Plataforma Moodle. Este artigo integra uma pesquisa de mestrado finalizada, vinculada ao Projeto PRODOCENCIA CAPES/UEPB, que teve como objetivo investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Aqui discutimos a importância do uso crítico das tecnologias de formação e comunicação (TIC) na Educação Matemática. Para análise baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2006). Em nossa pesquisa notamos o quanto é fundamental que professores em formação vivenciem momentos de reflexão ao fazer uso de recursos multimídias de forma a potencializar o ensino dos conteúdos matemáticos. Ao vivenciarem momentos como este em sua formação de forma crítica e analítica, podem se submeter a pensar em sua própria construção dessas aulas para a sua prática, entender os mecanismos, resolver problemas com a tecnologia, assim como conhecimentos pedagógicos inerentes a sua visão de sala de aula, para poder trabalhar com essas ferramentas no seu contexto de maneira mais rebuscada, levando o aluno a pensar, agir, procurar, questionar, encontrar respostas, procurar novas perguntas para respostas através de resoluções de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PLATAFORMA MOODLE, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID410_02052017111933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "tapcarla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O acesso às tecnologias propôs à sociedade viver em um novo momento, rico em informação e de complexidade crescente, acessível e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Buscando incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, enfocamos neste artigo o desenvolvimento de uma experiência com professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias com a construção de aulas virtuais na Plataforma Moodle. Este artigo integra uma pesquisa de mestrado finalizada, vinculada ao Projeto PRODOCENCIA CAPES/UEPB, que teve como objetivo investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Aqui discutimos a importância do uso crítico das tecnologias de formação e comunicação (TIC) na Educação Matemática. Para análise baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2006). Em nossa pesquisa notamos o quanto é fundamental que professores em formação vivenciem momentos de reflexão ao fazer uso de recursos multimídias de forma a potencializar o ensino dos conteúdos matemáticos. Ao vivenciarem momentos como este em sua formação de forma crítica e analítica, podem se submeter a pensar em sua própria construção dessas aulas para a sua prática, entender os mecanismos, resolver problemas com a tecnologia, assim como conhecimentos pedagógicos inerentes a sua visão de sala de aula, para poder trabalhar com essas ferramentas no seu contexto de maneira mais rebuscada, levando o aluno a pensar, agir, procurar, questionar, encontrar respostas, procurar novas perguntas para respostas através de resoluções de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.