Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROJETO PRODOCÊNCIA/UEPB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISAS, PROGRAMA PRODOCÊNCIA, CAPES Comunicação Oral (CO) Matemática
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      O Programa PRODOCÊNCIA da CAPES tem como meta apoiar a realização de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.\r\n
      Seus objetivos são o de provocar novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica; experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador  e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores e de recursos didático-pedagógicos para atuação dos futuros professores; e, desenvolvimento profissional e formação continuada dos professores das licenciaturas, com foco no melhoramento de estratégias didático pedagógicas dos cursos de formação de professores. No Edital 019/2013 do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES foi aprovado o Projeto PRODOCÊNCIA da UEPB, intitulado Profissão docente: inovação e tecnologia para a Educação Básica, com duração de três anos, sob coordenação das Universidades Parceiras UEPB e UFCG. Neste artigo discutimos as pesquisas realizadas, em andamento e planejadas com relação à Educação Matemática e ao Ensino da Física da UEPB. Esperamos que de fato contribuímos, e estamos a contribuir, com os objetivos e propósitos do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES a gerarmos mudanças em nossos cursos de licenciatura na UEPB.
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O Programa PRODOCÊNCIA da CAPES tem como meta apoiar a realização de projetos que visem contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. Seus objetivos são o de provocar novas formas de organização curricular, gestão institucional e/ou renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre esses cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica; experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, inclusive mediante implementação, utilização e adequação de espaços voltados para a formação de professores e de recursos didático-pedagógicos para atuação dos futuros professores; e, desenvolvimento profissional e formação continuada dos professores das licenciaturas, com foco no melhoramento de estratégias didático pedagógicas dos cursos de formação de professores. No Edital 019/2013 do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES foi aprovado o Projeto PRODOCÊNCIA da UEPB, intitulado Profissão docente: inovação e tecnologia para a Educação Básica, com duração de três anos, sob coordenação das Universidades Parceiras UEPB e UFCG. Neste artigo discutimos as pesquisas realizadas, em andamento e planejadas com relação à Educação Matemática e ao Ensino da Física da UEPB. Esperamos que de fato contribuímos, e estamos a contribuir, com os objetivos e propósitos do Programa PRODOCÊNCIA da CAPES a gerarmos mudanças em nossos cursos de licenciatura na UEPB.

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