A pesquisa tem como questão central o desenvolvimento de habilidades profissionais no ensino da Física âmbito do curso de Eletroeletrônica na formação de técnicos de nível médio. O objetivo é analisar quais orientações, diretrizes e pressupostos que são oferecidos pelos documentos oficiais sobre o desenvolvimento de habilidades para amparar os docentes que lecionam Física nas disciplinas da formação profissional. É uma pesquisa documental numa abordagem de pesquisa qualitativa. Verificou a frequência do descritor habilidade nos 21 documentos legais que orientam a EPTNM para análise descritiva a partir dos resultados obtidos. Noutro momento foi analisado cada um dos textos onde o descritor foi encontrado, na perspectiva de verificar, por meio da análise textual, orientações, definições, diretrizes, dentre outros pressupostos legais sobre as habilidades profissionais. Os resultados oferecem indicativos de superficialidade do tema, dificuldades de definição e de orientações contundentes. Também apontam para a necessidade de ampliar pesquisas sobre o tema, pois a superação de aspectos limitantes nos textos legais deriva dos avanços da ciência por meio de pesquisas. A ausência de sistematização e literatura legal compromete o desenvolvimento de habilidades profissionais no processo de ensino e aprendizagem da Física no curso de Eletroeletrônica como também compromete a formação técnica. É oferecido caminhos para superação destas limitações.