Neste trabalho apresenta-se uma breve explanação de como a Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) aceitou o desafio de propor um curso de Engenharia Elétrica a partir de uma matriz curricular que contemple o lado técnico-científico do eletricista e, ao mesmo tempo, com disciplinas de formação humanística. O mercado de trabalho para o engenheiro eletricista no Estado de Mato Grosso é promissor, visto que o estado de Mato Grosso fica à mercê de sua posição geográfica e se redescobre na vocação de grande produtor de energia elétrica, notadamente pelas Usinas Hidrelétricas, PCH´s e produção de energia a partir de fontes renováveis, para as quais os investidores necessitam de suporte técnico e profissionais qualificados. Uma das motivações para a criação do curso de Engenharia Elétrica foi resultado da consciência e do significado do curso na formação de suporte às estratégias e políticas que permeiam o cenário estadual, bem como do papel significativo do engenheiro eletricista em sua capacidade de apropriar-se de novas tecnologias e nas atividades de planejamento, administração, controle e gerência das estruturas desenvolvimentistas do Estado. A preocupação com o mercado de trabalho do profissional eletricista formado pela UNEMAT de Sinop se destaca pela proposta apresentada do Projeto Pedagógico do Curso e praticada pelas ações dos professores que ali atuam. As principais características da estrutura curricular proposta são: flexibilidade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, formação profissional para a cidadania, interdisciplinaridade e relação orgânica entre teoria e prática.