Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DA COMBINATÓRIA, ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28344
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental que tem por objetivo apresentar uma análise acerca das orientações curriculares apresentadas no documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEFEP) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) -  para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É destacado na pesquisa a importância de os professores dos anos iniciais conhecerem e compreenderem as orientações curriculares, tendo em vista sua relevância no âmbito da Educação Matemática, uma vez que tais orientações direcionam diversas pesquisas, assim como práticas pedagógicas e planos curriculares. Consideramos que as orientações apresentadas nos documentos oficiais não apresentam orientações mais específicas e detalhadas que possam auxiliar os professores que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre o trabalho com combinatória. Acreditamos que aqueles que se norteiam basicamente somente nos apontamentos destes documentos, para desenvolver trabalho pedagógico em sala de aula, possam desenvolver o ensino da combinatória de forma superficial. Diante o exposto da pesquisa, consideramos que este trabalho possa servir de um aporte para os professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, para o desenvolvimento de um ensino da combinatória de forma mais efetiva e significativa aos seus alunos. Almejamos que as considerações apresentadas nessa pesquisa não tenham apenas uma dimensão teórica, mas seja acessível aos docentes da Educação Básica, e que de alguma forma possa influenciar em sua prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA COMBINATÓRIA, ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID798_01052017131839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILY DE VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMILY VASCONCEL"
    "autor_email" => "emily.vascooncelos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28344
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental que tem por objetivo apresentar uma análise acerca das orientações curriculares apresentadas no documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEFEP) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) -  para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É destacado na pesquisa a importância de os professores dos anos iniciais conhecerem e compreenderem as orientações curriculares, tendo em vista sua relevância no âmbito da Educação Matemática, uma vez que tais orientações direcionam diversas pesquisas, assim como práticas pedagógicas e planos curriculares. Consideramos que as orientações apresentadas nos documentos oficiais não apresentam orientações mais específicas e detalhadas que possam auxiliar os professores que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre o trabalho com combinatória. Acreditamos que aqueles que se norteiam basicamente somente nos apontamentos destes documentos, para desenvolver trabalho pedagógico em sala de aula, possam desenvolver o ensino da combinatória de forma superficial. Diante o exposto da pesquisa, consideramos que este trabalho possa servir de um aporte para os professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, para o desenvolvimento de um ensino da combinatória de forma mais efetiva e significativa aos seus alunos. Almejamos que as considerações apresentadas nessa pesquisa não tenham apenas uma dimensão teórica, mas seja acessível aos docentes da Educação Básica, e que de alguma forma possa influenciar em sua prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA COMBINATÓRIA, ORIENTAÇÕES CURRICULARES, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID798_01052017131839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILY DE VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMILY VASCONCEL"
    "autor_email" => "emily.vascooncelos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental que tem por objetivo apresentar uma análise acerca das orientações curriculares apresentadas no documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEFEP) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É destacado na pesquisa a importância de os professores dos anos iniciais conhecerem e compreenderem as orientações curriculares, tendo em vista sua relevância no âmbito da Educação Matemática, uma vez que tais orientações direcionam diversas pesquisas, assim como práticas pedagógicas e planos curriculares. Consideramos que as orientações apresentadas nos documentos oficiais não apresentam orientações mais específicas e detalhadas que possam auxiliar os professores que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre o trabalho com combinatória. Acreditamos que aqueles que se norteiam basicamente somente nos apontamentos destes documentos, para desenvolver trabalho pedagógico em sala de aula, possam desenvolver o ensino da combinatória de forma superficial. Diante o exposto da pesquisa, consideramos que este trabalho possa servir de um aporte para os professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, para o desenvolvimento de um ensino da combinatória de forma mais efetiva e significativa aos seus alunos. Almejamos que as considerações apresentadas nessa pesquisa não tenham apenas uma dimensão teórica, mas seja acessível aos docentes da Educação Básica, e que de alguma forma possa influenciar em sua prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.