A atuação docente nos dias atuais é um desafio que circunda uma série de problematizações, que variam desde a desvalorização do magistério até as condições limitadas de executar metodologias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, a inserção de bolsas de incentivo à docência uma importante alternativa que busca instigar atuação nas áreas de ensino e a minimizar evasão desses profissionais. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação de professores de iniciação à docência, na formação continuada dos supervisores e as contribuções favoráveis ao desenvolvimento das aprendizagens. Por meio da vivência nos subprojetos de Biologia, como bolsista ID, e no de Física como supervisora, as experiências proporcionaram maior aporte de conhecimentos diante das ações contempladas, orientações, estudos de referênciais teóricos e auxílio da literatura científica. Os desafios que encontramos no decorrer do exercício das atividades são suportes que nos ajudam a reflitir e a buscar estratégias inovadoras que fortalecem nossa atuação enquanto docente. Assim, o PIBID proporcionou amplas oportunidades que edificaram minhas concepções quanto ao exercício da prática de ensino e contribuiu positivamente na minha formação. Em relação à atuação quanto supervisora, o Programa vem a cada dia proporcionando novas aprendizagens relacionadas à prática docente diante das interações realizadas, sendo assim um importante subsídio na formação continuada e, consequentemente, no melhor desempenho dos discentes envolvidos.