Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, APRENDIZAGENS, ENSINO, PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28329
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A atuação docente nos dias atuais é um desafio que circunda uma série de problematizações, que variam desde a desvalorização do magistério até as condições limitadas de executar metodologias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, a inserção de bolsas de incentivo à docência uma importante alternativa que busca instigar atuação nas áreas de ensino e a minimizar evasão desses profissionais. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação de professores de iniciação à docência, na formação continuada dos supervisores e as contribuções favoráveis ao desenvolvimento das aprendizagens. Por meio da vivência nos subprojetos de Biologia, como bolsista ID, e no de Física como supervisora, as experiências proporcionaram maior aporte de conhecimentos diante das ações contempladas, orientações, estudos de referênciais teóricos  e auxílio da literatura científica. Os desafios que encontramos no decorrer do exercício das atividades são suportes que nos ajudam a reflitir e a buscar estratégias inovadoras que fortalecem nossa atuação enquanto docente. Assim, o PIBID proporcionou amplas oportunidades que edificaram minhas concepções quanto ao exercício da prática de ensino e contribuiu positivamente na minha formação. Em relação à atuação quanto supervisora, o Programa vem a cada dia proporcionando novas aprendizagens relacionadas à prática docente diante das interações realizadas, sendo assim um importante subsídio na formação continuada e, consequentemente, no melhor desempenho dos discentes envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, APRENDIZAGENS, ENSINO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID769_01052017194521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JANICARLA LINS"
    "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CAJAZEIRAS/PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28329
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A atuação docente nos dias atuais é um desafio que circunda uma série de problematizações, que variam desde a desvalorização do magistério até as condições limitadas de executar metodologias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, a inserção de bolsas de incentivo à docência uma importante alternativa que busca instigar atuação nas áreas de ensino e a minimizar evasão desses profissionais. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação de professores de iniciação à docência, na formação continuada dos supervisores e as contribuções favoráveis ao desenvolvimento das aprendizagens. Por meio da vivência nos subprojetos de Biologia, como bolsista ID, e no de Física como supervisora, as experiências proporcionaram maior aporte de conhecimentos diante das ações contempladas, orientações, estudos de referênciais teóricos  e auxílio da literatura científica. Os desafios que encontramos no decorrer do exercício das atividades são suportes que nos ajudam a reflitir e a buscar estratégias inovadoras que fortalecem nossa atuação enquanto docente. Assim, o PIBID proporcionou amplas oportunidades que edificaram minhas concepções quanto ao exercício da prática de ensino e contribuiu positivamente na minha formação. Em relação à atuação quanto supervisora, o Programa vem a cada dia proporcionando novas aprendizagens relacionadas à prática docente diante das interações realizadas, sendo assim um importante subsídio na formação continuada e, consequentemente, no melhor desempenho dos discentes envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, APRENDIZAGENS, ENSINO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID769_01052017194521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JANICARLA LINS"
    "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CAJAZEIRAS/PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A atuação docente nos dias atuais é um desafio que circunda uma série de problematizações, que variam desde a desvalorização do magistério até as condições limitadas de executar metodologias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, a inserção de bolsas de incentivo à docência uma importante alternativa que busca instigar atuação nas áreas de ensino e a minimizar evasão desses profissionais. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação de professores de iniciação à docência, na formação continuada dos supervisores e as contribuções favoráveis ao desenvolvimento das aprendizagens. Por meio da vivência nos subprojetos de Biologia, como bolsista ID, e no de Física como supervisora, as experiências proporcionaram maior aporte de conhecimentos diante das ações contempladas, orientações, estudos de referênciais teóricos e auxílio da literatura científica. Os desafios que encontramos no decorrer do exercício das atividades são suportes que nos ajudam a reflitir e a buscar estratégias inovadoras que fortalecem nossa atuação enquanto docente. Assim, o PIBID proporcionou amplas oportunidades que edificaram minhas concepções quanto ao exercício da prática de ensino e contribuiu positivamente na minha formação. Em relação à atuação quanto supervisora, o Programa vem a cada dia proporcionando novas aprendizagens relacionadas à prática docente diante das interações realizadas, sendo assim um importante subsídio na formação continuada e, consequentemente, no melhor desempenho dos discentes envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.