Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DA CARNE DE COELHO NO MUNICIPIO DE ALAGOA NOVA – PB

Palavra-chaves: ACEITAÇÃO, CUNICULTURA, VALOR NUTRICIONAL Comunicação Oral (CO) Zootecnia
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A carne de coelho possui um alto valor nutritivo, trata-se de uma carne pouco difundida, e com um consumo muito irregular. Ela é considerada mais magra e mais saudável quando comparada às carnes bovina, ovina e suína. No Brasil atualmente, o consumo de carne de coelho não é comum, apesar da carne de coelho se adaptar bem a culinária e ao paladar dos brasileiros. Este trabalho teve como objetivo avaliar e caracterizar o perfil dos consumidores da carne de coelho no município de Alagoa Nova – PB. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de questionários com pessoas residentes nos municípios de Alagoa Nova, sendo localizado na microrregião do Brejo Paraibano. Foi feito um levantamento qualitativo, onde foram abordados pessoas do gênero feminino e masculino com idade, nível de instrução e renda relativa. Foram realizadas 244 entrevistas. Em geral um dos fatores principais que motivam a rejeição da carne de coelho é a falta de acesso, correspondente a 32% e a falta de conhecimento dos consumidores, do coelho, como animal de consumo 31%. Outras variáveis não tiveram muito influencia quanto à rejeição da carne.Portanto, aconselha-se investir em ações que demonstrem os principais fatores socioeconômicos envolvidos no consumo da carne de coelho, além de estudos que analisem a qualidade do produto e o real impacto ambiental gerado com a sua produção, a fim de mostrar para a sociedade a importância das constantes mudanças que afetam o setor produtivo e o consumo dos alimentos.

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