O trabalho foi realizado no campus em implantação do IFPB, localizado na cidade de Santa Rita-PB e teve por objetivo aplicar uma ferramenta capaz de levantar o estilo de aprendizagem dos novos alunos, para facilitar a identificação e adoção de metodologias eficazes para o processo ensino apredizagem. Foi utilizado a ferramenta Kolb, para investigação do estilo de aprendizagem dos alunos. Após descobrir a preferência de cada um, através de questionários aplicados foi possível traçar melhor as estratégias que provavelmente contribuirão para desempenho do aluno e também propor novos métodos de transmissão de conhecimento usados pelos educadores.
Os questionários foram distribuídos para os discentes egressos dos cursos médio integrado ao técnico em Meio Ambiente e Informática, em sua primeira semana de aula. Participaram da pesquisa, 66 alunos. As respostas foram planilhadas numa tabela em Excel para obtenção da pontuação total, que classificou o estilo de aprendizagem do aluno em convergente, divergente, assimilador ou acomodador. No final foi analisado qual desses estilos possuía a maior pontuação. Através dos gráficos gerados pôde-se observar os seguintes resultados para a turma de Meio Ambiente: 50% estilo Assimilador, 29% Divergente, 26% Convergente e 12% Acomodador. Para a turma de Informatica, os resultados foram: 61% Assimilador, 29% Convergente, 19% Acomodador e 10% Divergente.
Observamos que a aplicação da ferramenta foi capaz de levantar os principais perfis de aprendizagem dos discentes estudados e a sua análise poderá ser de grande importância para a escolha de metodologias eficazes no processo ensino aprendizagem.