Segundo Sartorio e Amancio (2012), os peixes e seus derivados obtidos pela pesca destacam-se nutricionalmente de outros produtos de origem animal. Contém comparativamente grandes quantidades de vitaminas lipossolúveis e minerais, no caso dos peixes de água salgada o iodo. O consumo de pescado está associado à questões culturais e seu maior consumo deve-se a melhorias em todo o setor pesqueiro, já que o consumo do mesmo favorece à saúde do consumidor. Vários são os fatores analisados na hora de fazer a compra do pescado, dentre esses pode-se destacar o preço, a condição higiênica do local, a fácil localização dos peixes nas feiras ou nos mercados. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil do consumidor de peixes comercializados no mercado livre da cidade de Jardim do Seridó-RN. Foram a aplicadas aos consumidores perguntas feitas a partir de questionários contendo 10 perguntas nas quais os entrevistados tiveram total liberdade de escolha de resposta. O painel de entrevistados constou de 28 consumidores. O estudo realizado na feira livre da cidade de Jardim do Seridó – RN, revelou que o jardinense possui uma frequência regular quanto a ingestão do produto, sendo consumido semanalmente pela grande maioria dos consumidores entrevistados , tendo como opção a balancear a dieta de proteína animal. E que a população tem uma certa preocupação com a higiene dos peixes comercializados. Conclui-se também que a Tilápia é o peixe que mais se destaca dentre todos os outros encontrados na região.