Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O POEMA CINCO SENTIDOS, DE ALMEIDA GARRET E A CANÇÃO CATAFLOR, DE TIAGO IORC: LEITURA E ENSINO EM PERSPECTIVA.

Palavra-chaves: POESIA, MÚSICA, ENSINO DE LITERATURA, INTERSEMIOSE Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27630
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O POEMA CINCO SENTIDOS, DE ALMEIDA GARRET E A CANÇÃO CATAFLOR, DE TIAGO IORC: LEITURA E ENSINO EM PERSPECTIVA."
    "resumo" => "Nas últimas décadas temos assistido a um avanço nas tecnologias, em vários espaços pelos quais circulam os sujeitos. Tais tecnologias exigem mudanças no ensino, principalmente no que se refere ao ensino de literatura. Nesse sentido, é necessário que o professor amplie seus métodos, introduzindo nas aulas de literatura uma relação dialógica com a intersemiose, ou seja, considerar o diálogo entre a literatura com outros meios, sejam eles imagens, sons, animações, entre outros. Pensando nessas linguagens intersemióticas, pretendemos neste artigo analisar a representação do amor nas relações dialógicas do poema Cinco sentidos (1853) de Almeida Garret com a música Cataflor (2015), interpretada pelo cantor paranaense Tiago Iorczesk. À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do poema com a música em destaque contribuirá para proporcionar aos discentes aulas que priorizem uma leitura lúdica de construção e reconstrução de sentidos do texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). O artigo apresenta, além da crítica literária do corpus numa perspectiva comparativa e mediante a base teórica citada, estratégias para trabalhar com esse poema no Ensino Médio, fornecendo sugestões didáticas a fim de estabelecer um ensino comprometido com preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "POESIA, MÚSICA, ENSINO DE LITERATURA, INTERSEMIOSE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1019_15032017222022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO RDÉSA"
    "autor_email" => "leandrobrasil.falecomigo@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27630
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 1019
    "titulo" => "RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O POEMA CINCO SENTIDOS, DE ALMEIDA GARRET E A CANÇÃO CATAFLOR, DE TIAGO IORC: LEITURA E ENSINO EM PERSPECTIVA."
    "resumo" => "Nas últimas décadas temos assistido a um avanço nas tecnologias, em vários espaços pelos quais circulam os sujeitos. Tais tecnologias exigem mudanças no ensino, principalmente no que se refere ao ensino de literatura. Nesse sentido, é necessário que o professor amplie seus métodos, introduzindo nas aulas de literatura uma relação dialógica com a intersemiose, ou seja, considerar o diálogo entre a literatura com outros meios, sejam eles imagens, sons, animações, entre outros. Pensando nessas linguagens intersemióticas, pretendemos neste artigo analisar a representação do amor nas relações dialógicas do poema Cinco sentidos (1853) de Almeida Garret com a música Cataflor (2015), interpretada pelo cantor paranaense Tiago Iorczesk. À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do poema com a música em destaque contribuirá para proporcionar aos discentes aulas que priorizem uma leitura lúdica de construção e reconstrução de sentidos do texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). O artigo apresenta, além da crítica literária do corpus numa perspectiva comparativa e mediante a base teórica citada, estratégias para trabalhar com esse poema no Ensino Médio, fornecendo sugestões didáticas a fim de estabelecer um ensino comprometido com preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "POESIA, MÚSICA, ENSINO DE LITERATURA, INTERSEMIOSE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1019_15032017222022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO RDÉSA"
    "autor_email" => "leandrobrasil.falecomigo@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Nas últimas décadas temos assistido a um avanço nas tecnologias, em vários espaços pelos quais circulam os sujeitos. Tais tecnologias exigem mudanças no ensino, principalmente no que se refere ao ensino de literatura. Nesse sentido, é necessário que o professor amplie seus métodos, introduzindo nas aulas de literatura uma relação dialógica com a intersemiose, ou seja, considerar o diálogo entre a literatura com outros meios, sejam eles imagens, sons, animações, entre outros. Pensando nessas linguagens intersemióticas, pretendemos neste artigo analisar a representação do amor nas relações dialógicas do poema Cinco sentidos (1853) de Almeida Garret com a música Cataflor (2015), interpretada pelo cantor paranaense Tiago Iorczesk. À luz da teoria de noções de Leitura, Literatura e Interdisciplinaridade, de Martins (2006), além dos pressupostos teóricos de Roxo & Moura (2012) e Rodrigues (2003), acreditamos que a análise dialógica do poema com a música em destaque contribuirá para proporcionar aos discentes aulas que priorizem uma leitura lúdica de construção e reconstrução de sentidos do texto literário, já que as músicas “imitam consciente ou inconscientemente os estilos literários”, (RODRIGUES, 2003, p.13). O artigo apresenta, além da crítica literária do corpus numa perspectiva comparativa e mediante a base teórica citada, estratégias para trabalhar com esse poema no Ensino Médio, fornecendo sugestões didáticas a fim de estabelecer um ensino comprometido com preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.