Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PRÊMIO ESCOLA NOTA 10: ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS DE UM PLANO DE METAS

Palavra-chaves: PRÁTICAS DISCURSIVAS, RELAÇÕES DE PODER, ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS Comunicação Oral (CO) GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA
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      PRÊMIO ESCOLA NOTA 10: ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS DE UM PLANO DE METAS\r\n
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      Autora: Dione Marques Figueiredo Guedes Pereira\r\n
      dionemarquesf@gmail.com\r\n
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      Instituto Federal da Paraíba – IFPB / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/PPGEL\r\n
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       Coautora: Marluce Pereira da Silva \r\n
      marlucepereira@uol.com.br \r\n
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      Universidade Federal da Paraíba – UFPB\r\n
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      Resumo: No universo escolar, são incessantes as buscas de estratégias pedagógicas que possam permitir que as atividades planejadas sejam executadas com sucesso. Definem preceitos, tais como a participação da família junto à trajetória do filho, a formação continuada dos professores, a estrutura física da escola, a realização das tarefas diárias e tantas outras que, juntas, contribuem para os chamados indicadores de qualidade na educação. Para cada proposta, é comum haver discursividades cujos sentidos exaltam determinados valores. Desde o ano de 2009, a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa vem desenvolvendo o Prêmio Escola Nota 10, voltado para a obtenção de níveis de excelência de suas escolas, a partir do cumprimento de um plano de metas para consequente conquista de um selo de qualidade. O trabalho a ser apresentado deriva-se de uma investigação em que se objetiva problematizar e discutir estratégias biopolíticas que atravessam práticas discursivas que constituem critérios do projeto para conquista do prêmio. Utilizando-se noções da Análise de Discurso Francesa (PÊCHEUX, 2014) e de teorizações foucaultianas, (FOUCAULT, 2000, 2008) buscam-se elementos que evidenciem as ações de biopolítica empreendidas em um sistema de metas, tomando como parâmetro o Prêmio instituído a partir da Lei Municipal nº 11.607 de 23 de dezembro de 2008, regulamentada pelo Decreto 6.492 de 17 de março de 2009. Os resultados obtidos contribuirão, a partir dos protagonistas do programa na escola – gestor, professor e técnico, para o melhor entendimento das relações de poder existentes no produto final que é a conquista, ou não, da qualidade almejada, reverberada na pontuação obtida.\r\n
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

PRÊMIO ESCOLA NOTA 10: ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS DE UM PLANO DE METAS Autora: Dione Marques Figueiredo Guedes Pereira dionemarquesf@gmail.com Instituto Federal da Paraíba – IFPB / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/PPGEL Coautora: Marluce Pereira da Silva marlucepereira@uol.com.br Universidade Federal da Paraíba – UFPB Resumo: No universo escolar, são incessantes as buscas de estratégias pedagógicas que possam permitir que as atividades planejadas sejam executadas com sucesso. Definem preceitos, tais como a participação da família junto à trajetória do filho, a formação continuada dos professores, a estrutura física da escola, a realização das tarefas diárias e tantas outras que, juntas, contribuem para os chamados indicadores de qualidade na educação. Para cada proposta, é comum haver discursividades cujos sentidos exaltam determinados valores. Desde o ano de 2009, a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa vem desenvolvendo o Prêmio Escola Nota 10, voltado para a obtenção de níveis de excelência de suas escolas, a partir do cumprimento de um plano de metas para consequente conquista de um selo de qualidade. O trabalho a ser apresentado deriva-se de uma investigação em que se objetiva problematizar e discutir estratégias biopolíticas que atravessam práticas discursivas que constituem critérios do projeto para conquista do prêmio. Utilizando-se noções da Análise de Discurso Francesa (PÊCHEUX, 2014) e de teorizações foucaultianas, (FOUCAULT, 2000, 2008) buscam-se elementos que evidenciem as ações de biopolítica empreendidas em um sistema de metas, tomando como parâmetro o Prêmio instituído a partir da Lei Municipal nº 11.607 de 23 de dezembro de 2008, regulamentada pelo Decreto 6.492 de 17 de março de 2009. Os resultados obtidos contribuirão, a partir dos protagonistas do programa na escola – gestor, professor e técnico, para o melhor entendimento das relações de poder existentes no produto final que é a conquista, ou não, da qualidade almejada, reverberada na pontuação obtida. Palavras-chave: práticas discursivas, relações de poder, estratégias biopolíticas.

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