Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEXTO E DO SÉTIMO ANO

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA INGLESA, LEITURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27578
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEXTO E DO SÉTIMO ANO"
    "resumo" => "O livro didático e o ensino de língua estrangeira têm sido foco de muitas investigações, apesar disso, o tema ainda tem muito a ser discutido e refletido. Considerando as novas propostas de trabalho com a linguagem, baseadas em uma abordagem que toma como ponto de partida os estudos sobre gêneros textuais/discursivos, este trabalho tem como meta identificar, descrever e analisar como os autores dos livros didáticos de língua inglesa orientam as atividades de leitura e de produção escrita no Ensino Fundamental. Esta pesquisa é fruto das nossas investigações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ainda encontra-se em andamento. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui das coleções didáticas de Língua Inglesa do sexto e do sétimo ano adotadas pelas escolas públicas de Mossoró no ano de 2016. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a respeito de análise de material didático e ensino de língua estrangeira (JALES, 2007; JALES, 2010; JALES, 2015). As reflexões que aqui fazemos têm como base autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (203; 2008), Antunes (2003; 2009; 2010), Koch e Elias (2012; 2014), entre outros. Com os resultados parciais desse estudo, observamos que os autores dos livros didáticos indicam nas atividades de leitura e de produção escrita, os gêneros textuais/discursivos. Somente em poucas lições essa indicação não é orientada de forma clara. Observamos também que há uma variedade de gêneros nas atividades propostas pelos autores, o que nos leva a crer que os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas formas de interação verbal que circulam socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA INGLESA, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1457_22032017151346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA"
    "autor_nome_curto" => "JALES"
    "autor_email" => "adrianajales@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27578
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 520
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEXTO E DO SÉTIMO ANO"
    "resumo" => "O livro didático e o ensino de língua estrangeira têm sido foco de muitas investigações, apesar disso, o tema ainda tem muito a ser discutido e refletido. Considerando as novas propostas de trabalho com a linguagem, baseadas em uma abordagem que toma como ponto de partida os estudos sobre gêneros textuais/discursivos, este trabalho tem como meta identificar, descrever e analisar como os autores dos livros didáticos de língua inglesa orientam as atividades de leitura e de produção escrita no Ensino Fundamental. Esta pesquisa é fruto das nossas investigações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ainda encontra-se em andamento. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui das coleções didáticas de Língua Inglesa do sexto e do sétimo ano adotadas pelas escolas públicas de Mossoró no ano de 2016. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a respeito de análise de material didático e ensino de língua estrangeira (JALES, 2007; JALES, 2010; JALES, 2015). As reflexões que aqui fazemos têm como base autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (203; 2008), Antunes (2003; 2009; 2010), Koch e Elias (2012; 2014), entre outros. Com os resultados parciais desse estudo, observamos que os autores dos livros didáticos indicam nas atividades de leitura e de produção escrita, os gêneros textuais/discursivos. Somente em poucas lições essa indicação não é orientada de forma clara. Observamos também que há uma variedade de gêneros nas atividades propostas pelos autores, o que nos leva a crer que os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas formas de interação verbal que circulam socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, LIVRO DIDÁTICO, LÍNGUA INGLESA, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1457_22032017151346.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA"
    "autor_nome_curto" => "JALES"
    "autor_email" => "adrianajales@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O livro didático e o ensino de língua estrangeira têm sido foco de muitas investigações, apesar disso, o tema ainda tem muito a ser discutido e refletido. Considerando as novas propostas de trabalho com a linguagem, baseadas em uma abordagem que toma como ponto de partida os estudos sobre gêneros textuais/discursivos, este trabalho tem como meta identificar, descrever e analisar como os autores dos livros didáticos de língua inglesa orientam as atividades de leitura e de produção escrita no Ensino Fundamental. Esta pesquisa é fruto das nossas investigações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ainda encontra-se em andamento. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui das coleções didáticas de Língua Inglesa do sexto e do sétimo ano adotadas pelas escolas públicas de Mossoró no ano de 2016. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a respeito de análise de material didático e ensino de língua estrangeira (JALES, 2007; JALES, 2010; JALES, 2015). As reflexões que aqui fazemos têm como base autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (203; 2008), Antunes (2003; 2009; 2010), Koch e Elias (2012; 2014), entre outros. Com os resultados parciais desse estudo, observamos que os autores dos livros didáticos indicam nas atividades de leitura e de produção escrita, os gêneros textuais/discursivos. Somente em poucas lições essa indicação não é orientada de forma clara. Observamos também que há uma variedade de gêneros nas atividades propostas pelos autores, o que nos leva a crer que os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas formas de interação verbal que circulam socialmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.