Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL

Palavra-chaves: LETRAMENTOS DIGITAIS., FORMAÇÃO INICIAL., INCLUSÃO DIGITAL. Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27422
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL"
    "resumo" => "Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS., FORMAÇÃO INICIAL., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1099_14032017185134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IOLANDA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "IOLANDA PEDROSA"
    "autor_email" => "hyyolandha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27422
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL"
    "resumo" => "Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS., FORMAÇÃO INICIAL., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1099_14032017185134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IOLANDA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "IOLANDA PEDROSA"
    "autor_email" => "hyyolandha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.