Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27555
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID1542_23032017152438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MEDEIROS"
    "autor_email" => "ruthdantasm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27555
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 577
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID1542_23032017152438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MEDEIROS"
    "autor_email" => "ruthdantasm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.