O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL
0 of 0"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 27542 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. ◀Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leito ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "TEXTO, LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1251_14032017232017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 27542 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. ◀Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leito ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "TEXTO, LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1251_14032017232017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL" "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }