Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ESTERIÓTIPOS NO FILME “AMOR POR ACASO”: REPRESENTAÇÕES NOS DISCURSOS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: FILME, ESTERIÓTIPOS, DISCURSO. Comunicação Oral (CO) GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR
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Para tanto, o objetivo principal é investigar estereótipos de personagens brasileiros e americanos no filme “Amor por acaso” procurando perceber tipos de comportamentos entre ambos e a maneira como eles agem diante das situações vivenciadas durante o enredo, ou seja, como os brasileiros se vêem, como vêem o estrangeiro e vice-versa. Como base teórica nos baseamos em Rojo (2012); Prado (2012); VanDijk (2011); Souza (2011); Chaves e Andrade (2008); Gomes (2006); entre outros autores. Com relação à formação docente a educação deve ter como principal objetivo o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade. Então, o docente precisa modificar¬-se constantemente, observando as mudanças em seu redor, essencialmente o desenvolvimento tecnológico e a influência que a mídia exerce no dia a dia do mundo globalizado. O desafio dos educadores é estimular, no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver valores e atitudes que contribuam para a construção da reflexão e do entendimento dos educandos. Os filmes transmitem mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade e de uma determinada época, dessa forma podem ser um instrumento para estimular os jovens ao conhecimento da cultura geral. Sobre a metodologia a pesquisa é qualitativa, pois segundo Bortoni-Ricardo (2008), o pesquisador está interessado em um processo que ocorre em determinado ambiente e quer saber como os atores sociais envolvidos nesse processo o percebem. O trabalho com o filme teve uma duração de seis aulas, visto pela turma do nono ano B em aulas de inglês em 2015, ele foi passado em inglês e vinte e um alunos participaram no turno vespertino na primeira e na segunda aulas da Escola Municipal José Paulino de Siqueira Ensino Fundamental – Santa Terezinha-PE. Os resultados apontaram que os alunos participantes identificaram divergências de comportamento entre brasileiros e americanos, no Brasil retrata uma imagem negativa a de drogados, a de desemprego, pois a violência e a desigualdade social constitui um saldo negativo na vida do povo brasileiro. Estes participantes construíram representações identidárias do que ouviram e viram nas imagens, também foi percebido por eles o comportamento um tanto exagerado dos brasileiros com relação à linguagem e ao estilo que os diferenciam do povo americano, pois no país deles há uma melhor organização em termos financeiros e governamentais. Por fim, os alunos fizeram associações dos sons e das imagens à linguagem escrita contida nas legendas para compreenderem este filme. Essa associação contribuiu para a melhora da compreensão oral dos alunos, que além de serem expostos a textos mais autênticos que os contidos nos CDs a que estavam acostumados, contavam com o apoio das legendas para visualizarem que palavras estavam ouvindo.O presente trabalho segue a perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo (ISD), corrente que discute a visão e a dimensão ativa da linguagem e que estuda os p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "palavra_chave" => "FILME, ESTERIÓTIPOS, DISCURSO." 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O desafio dos educadores é estimular, no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver valores e atitudes que contribuam para a construção da reflexão e do entendimento dos educandos. Os filmes transmitem mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade e de uma determinada época, dessa forma podem ser um instrumento para estimular os jovens ao conhecimento da cultura geral. Sobre a metodologia a pesquisa é qualitativa, pois segundo Bortoni-Ricardo (2008), o pesquisador está interessado em um processo que ocorre em determinado ambiente e quer saber como os atores sociais envolvidos nesse processo o percebem. O trabalho com o filme teve uma duração de seis aulas, visto pela turma do nono ano B em aulas de inglês em 2015, ele foi passado em inglês e vinte e um alunos participaram no turno vespertino na primeira e na segunda aulas da Escola Municipal José Paulino de Siqueira Ensino Fundamental – Santa Terezinha-PE. Os resultados apontaram que os alunos participantes identificaram divergências de comportamento entre brasileiros e americanos, no Brasil retrata uma imagem negativa a de drogados, a de desemprego, pois a violência e a desigualdade social constitui um saldo negativo na vida do povo brasileiro. Estes participantes construíram representações identidárias do que ouviram e viram nas imagens, também foi percebido por eles o comportamento um tanto exagerado dos brasileiros com relação à linguagem e ao estilo que os diferenciam do povo americano, pois no país deles há uma melhor organização em termos financeiros e governamentais. Por fim, os alunos fizeram associações dos sons e das imagens à linguagem escrita contida nas legendas para compreenderem este filme. 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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho segue a perspectiva do Interacionismo Sócio Discursivo (ISD), corrente que discute a visão e a dimensão ativa da linguagem e que estuda os processos linguageiros e semióticos que os traduziriam em semioses. Segundo Bronckart (2008), a linguagem só existe nas línguas naturais, estas por sua vez só existem nas práticas verbais, nesse agir “dirigido a”, que é o discurso. Para tanto, o objetivo principal é investigar estereótipos de personagens brasileiros e americanos no filme “Amor por acaso” procurando perceber tipos de comportamentos entre ambos e a maneira como eles agem diante das situações vivenciadas durante o enredo, ou seja, como os brasileiros se vêem, como vêem o estrangeiro e vice-versa. Como base teórica nos baseamos em Rojo (2012); Prado (2012); VanDijk (2011); Souza (2011); Chaves e Andrade (2008); Gomes (2006); entre outros autores. Com relação à formação docente a educação deve ter como principal objetivo o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade. Então, o docente precisa modificar¬-se constantemente, observando as mudanças em seu redor, essencialmente o desenvolvimento tecnológico e a influência que a mídia exerce no dia a dia do mundo globalizado. O desafio dos educadores é estimular, no ambiente escolar, o envolvimento da mídia nos objetivos educacionais para desenvolver valores e atitudes que contribuam para a construção da reflexão e do entendimento dos educandos. Os filmes transmitem mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideológicos de uma sociedade e de uma determinada época, dessa forma podem ser um instrumento para estimular os jovens ao conhecimento da cultura geral. Sobre a metodologia a pesquisa é qualitativa, pois segundo Bortoni-Ricardo (2008), o pesquisador está interessado em um processo que ocorre em determinado ambiente e quer saber como os atores sociais envolvidos nesse processo o percebem. O trabalho com o filme teve uma duração de seis aulas, visto pela turma do nono ano B em aulas de inglês em 2015, ele foi passado em inglês e vinte e um alunos participaram no turno vespertino na primeira e na segunda aulas da Escola Municipal José Paulino de Siqueira Ensino Fundamental – Santa Terezinha-PE. Os resultados apontaram que os alunos participantes identificaram divergências de comportamento entre brasileiros e americanos, no Brasil retrata uma imagem negativa a de drogados, a de desemprego, pois a violência e a desigualdade social constitui um saldo negativo na vida do povo brasileiro. Estes participantes construíram representações identidárias do que ouviram e viram nas imagens, também foi percebido por eles o comportamento um tanto exagerado dos brasileiros com relação à linguagem e ao estilo que os diferenciam do povo americano, pois no país deles há uma melhor organização em termos financeiros e governamentais. Por fim, os alunos fizeram associações dos sons e das imagens à linguagem escrita contida nas legendas para compreenderem este filme. Essa associação contribuiu para a melhora da compreensão oral dos alunos, que além de serem expostos a textos mais autênticos que os contidos nos CDs a que estavam acostumados, contavam com o apoio das legendas para visualizarem que palavras estavam ouvindo.

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