Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGOGICA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
0 of 0
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27173 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada numa escola publica na cidade de Almino Afonso, em uma sala de 5° ano do ensino fundamental I. O objetivo da pesquisa, no entanto é analisar como as crianças veem a literatura dentro da sala de aula, de que forma ela está sendo aplicada e como ocorrem essas aulas de leitura, para isso se fez necessário à elaboração de um questionário onde continham perguntas referentes à literatura infantil no geral, como se dão as práticas de leituras em sala de aula, e qual a relevância que a mesma tinha no processo de ensino/aprendizagem da criança. O questionário foi feito com uma porcentagem mínima de alunos encontrados na sala de aula. Os resultados demonstram o quanto às crianças almeja por aulas mais dinâmicas, que possibilite as mesmas se movimentarem, usarem a imaginação, desenvolverem habilidades cognitivas e psicomotoras, saindo de fato da leitura mecânica, que muitas vezes não ultrapassam do livro didático. Ressalta que a prática pedagógica na Educação Infantil requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade de ensino e organização da prática pedagógica elucidada numa perspectiva lúdica. Salienta-se assim o quanto é importante o professor está se reciclando, se informando de novos métodos, de novas abordagens que podem ser levadas as salas de aulas, tornando-as prazerosas e mais atrativas para seus educandos.O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma fer" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGOGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID693_13032017105726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALU MAYARA RODRIGUES DE ARAUJO " "autor_nome_curto" => "MALU ARAUJO " "autor_email" => "malumarylu@gmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27173 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada numa escola publica na cidade de Almino Afonso, em uma sala de 5° ano do ensino fundamental I. O objetivo da pesquisa, no entanto é analisar como as crianças veem a literatura dentro da sala de aula, de que forma ela está sendo aplicada e como ocorrem essas aulas de leitura, para isso se fez necessário à elaboração de um questionário onde continham perguntas referentes à literatura infantil no geral, como se dão as práticas de leituras em sala de aula, e qual a relevância que a mesma tinha no processo de ensino/aprendizagem da criança. O questionário foi feito com uma porcentagem mínima de alunos encontrados na sala de aula. Os resultados demonstram o quanto às crianças almeja por aulas mais dinâmicas, que possibilite as mesmas se movimentarem, usarem a imaginação, desenvolverem habilidades cognitivas e psicomotoras, saindo de fato da leitura mecânica, que muitas vezes não ultrapassam do livro didático. Ressalta que a prática pedagógica na Educação Infantil requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade de ensino e organização da prática pedagógica elucidada numa perspectiva lúdica. Salienta-se assim o quanto é importante o professor está se reciclando, se informando de novos métodos, de novas abordagens que podem ser levadas as salas de aulas, tornando-as prazerosas e mais atrativas para seus educandos.O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma fer" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGOGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID693_13032017105726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALU MAYARA RODRIGUES DE ARAUJO " "autor_nome_curto" => "MALU ARAUJO " "autor_email" => "malumarylu@gmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada numa escola publica na cidade de Almino Afonso, em uma sala de 5° ano do ensino fundamental I. O objetivo da pesquisa, no entanto é analisar como as crianças veem a literatura dentro da sala de aula, de que forma ela está sendo aplicada e como ocorrem essas aulas de leitura, para isso se fez necessário à elaboração de um questionário onde continham perguntas referentes à literatura infantil no geral, como se dão as práticas de leituras em sala de aula, e qual a relevância que a mesma tinha no processo de ensino/aprendizagem da criança. O questionário foi feito com uma porcentagem mínima de alunos encontrados na sala de aula. Os resultados demonstram o quanto às crianças almeja por aulas mais dinâmicas, que possibilite as mesmas se movimentarem, usarem a imaginação, desenvolverem habilidades cognitivas e psicomotoras, saindo de fato da leitura mecânica, que muitas vezes não ultrapassam do livro didático. Ressalta que a prática pedagógica na Educação Infantil requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade de ensino e organização da prática pedagógica elucidada numa perspectiva lúdica. Salienta-se assim o quanto é importante o professor está se reciclando, se informando de novos métodos, de novas abordagens que podem ser levadas as salas de aulas, tornando-as prazerosas e mais atrativas para seus educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.