Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO DE LITERATURA E A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LITERATURA, LEITURA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26301
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA E A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A literatura é uma arte de extrema importância para a vida de cada um de nós, porém sabemos que a maioria de nossas escolas dão pouca ou nenhuma importância ao ensino desta arte, assim, muitas de nossas escolas acabam apresentando concepções de texto, de leitura e de ensino literário muito distante do que está previsto nos documentos oficiais que norteiam este ensino. Frente a este problema este trabalho tem como objetivo identificar segundo alguns teóricos como se concretiza o ensino de literatura no ensino médio. Para concretizar este objetivo discutimos e tentamos conceituar o que é literatura com base nas definições apontadas por Eagleton (1997) e Culler (1999). E embasados por teóricos como: Bordini (1989), Cosson (2006), Martins (s.d) e Silva (2005) procuramos explicitar como ocorre o ensino de literatura e de leitura literária neste nível de ensino. Por meio deste aporte bibliográfico identificamos que a maioria das nossas escolas transmite aos seus alunos uma concepção de ensino literário ainda muito arcaico, em que o mesmo é dividido em escolas literárias demarcadas por tempos fixos e o ensino de leitura literária com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estas práticas tão arcaicas nos fazem refletir sobre nossa prática pedagógica, detectar nossos erros e acertos quanto ao ensino de literatura e de um certo modo leva-nos a encontrar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos alunos no ensino de literatura no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID204_21102016222005.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE"
    "autor_email" => "janitn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26301
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 25
    "inscrito_id" => 204
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA E A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A literatura é uma arte de extrema importância para a vida de cada um de nós, porém sabemos que a maioria de nossas escolas dão pouca ou nenhuma importância ao ensino desta arte, assim, muitas de nossas escolas acabam apresentando concepções de texto, de leitura e de ensino literário muito distante do que está previsto nos documentos oficiais que norteiam este ensino. Frente a este problema este trabalho tem como objetivo identificar segundo alguns teóricos como se concretiza o ensino de literatura no ensino médio. Para concretizar este objetivo discutimos e tentamos conceituar o que é literatura com base nas definições apontadas por Eagleton (1997) e Culler (1999). E embasados por teóricos como: Bordini (1989), Cosson (2006), Martins (s.d) e Silva (2005) procuramos explicitar como ocorre o ensino de literatura e de leitura literária neste nível de ensino. Por meio deste aporte bibliográfico identificamos que a maioria das nossas escolas transmite aos seus alunos uma concepção de ensino literário ainda muito arcaico, em que o mesmo é dividido em escolas literárias demarcadas por tempos fixos e o ensino de leitura literária com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estas práticas tão arcaicas nos fazem refletir sobre nossa prática pedagógica, detectar nossos erros e acertos quanto ao ensino de literatura e de um certo modo leva-nos a encontrar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos alunos no ensino de literatura no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LEITURA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID204_21102016222005.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE"
    "autor_email" => "janitn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

A literatura é uma arte de extrema importância para a vida de cada um de nós, porém sabemos que a maioria de nossas escolas dão pouca ou nenhuma importância ao ensino desta arte, assim, muitas de nossas escolas acabam apresentando concepções de texto, de leitura e de ensino literário muito distante do que está previsto nos documentos oficiais que norteiam este ensino. Frente a este problema este trabalho tem como objetivo identificar segundo alguns teóricos como se concretiza o ensino de literatura no ensino médio. Para concretizar este objetivo discutimos e tentamos conceituar o que é literatura com base nas definições apontadas por Eagleton (1997) e Culler (1999). E embasados por teóricos como: Bordini (1989), Cosson (2006), Martins (s.d) e Silva (2005) procuramos explicitar como ocorre o ensino de literatura e de leitura literária neste nível de ensino. Por meio deste aporte bibliográfico identificamos que a maioria das nossas escolas transmite aos seus alunos uma concepção de ensino literário ainda muito arcaico, em que o mesmo é dividido em escolas literárias demarcadas por tempos fixos e o ensino de leitura literária com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estas práticas tão arcaicas nos fazem refletir sobre nossa prática pedagógica, detectar nossos erros e acertos quanto ao ensino de literatura e de um certo modo leva-nos a encontrar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos alunos no ensino de literatura no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.