VOCALIDADE POÉTICA EM UM CURSO LEITURA E EXPRESSÃO CORPORAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26147 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "VOCALIDADE POÉTICA EM UM CURSO LEITURA E EXPRESSÃO CORPORAL" "resumo" => """ O trabalho com a leitura literária em ambientes de formação do leitor muitas vezes acaba restringindo-se a atividades informativas em detrimento da leitura efetiva e da fruição do texto (BRASIL, 1998, 2006). Para que leitura literária seja experiência (LARROSA, 2003), é necessário estabelecer o contato com o jogo do texto (ISER, 2002). Um dos percursos possíveis para esse corpo a corpo com a obra literária é a pesquisa vocal do texto lido. O presente trabalho tem o propósito de refletir sobre cenas de leitura em voz alta vivenciadas em um curso de extensão intitulado “Leitura e expressão corporal” oferecido para professores de Alagoas. Tomando como base a noção de vocalidade poética (ZUMTHOR, 200, 2005), experimentaram-se diversas dinâmicas de exploração do texto literário na voz. A cada ato de leitura em performance, modulam-se versos na voz e no corpo, o que delineia múltiplas possibilidades de experimentação e de interpretação e do texto literário. A análise dos dados aponta para a compreensão de que, na pesquisa intensiva de improvisações vocal e corporal, a enunciação do texto permite nuances vocais que dão margens a compreensões analíticas inusitadas.\r\n PALAVRAS-CHAVE: Leitura, literatura, voz, corpo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, VOZ, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID32_10082016102701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA OLIVEIRA KEFALÁS" "autor_nome_curto" => "ELIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "llycaoliveira@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26147 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "VOCALIDADE POÉTICA EM UM CURSO LEITURA E EXPRESSÃO CORPORAL" "resumo" => """ O trabalho com a leitura literária em ambientes de formação do leitor muitas vezes acaba restringindo-se a atividades informativas em detrimento da leitura efetiva e da fruição do texto (BRASIL, 1998, 2006). Para que leitura literária seja experiência (LARROSA, 2003), é necessário estabelecer o contato com o jogo do texto (ISER, 2002). Um dos percursos possíveis para esse corpo a corpo com a obra literária é a pesquisa vocal do texto lido. O presente trabalho tem o propósito de refletir sobre cenas de leitura em voz alta vivenciadas em um curso de extensão intitulado “Leitura e expressão corporal” oferecido para professores de Alagoas. Tomando como base a noção de vocalidade poética (ZUMTHOR, 200, 2005), experimentaram-se diversas dinâmicas de exploração do texto literário na voz. A cada ato de leitura em performance, modulam-se versos na voz e no corpo, o que delineia múltiplas possibilidades de experimentação e de interpretação e do texto literário. A análise dos dados aponta para a compreensão de que, na pesquisa intensiva de improvisações vocal e corporal, a enunciação do texto permite nuances vocais que dão margens a compreensões analíticas inusitadas.\r\n PALAVRAS-CHAVE: Leitura, literatura, voz, corpo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, VOZ, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID32_10082016102701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA OLIVEIRA KEFALÁS" "autor_nome_curto" => "ELIANA OLIVEIRA" "autor_email" => "llycaoliveira@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }