AH!, O PARNASIANISMO É CHATO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DOIS POEMAS PARNASIANOS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25897 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "AH!, O PARNASIANISMO É CHATO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DOIS POEMAS PARNASIANOS" "resumo" => "Um grande entrave na escola, para o professor de Literatura, no ensino médio, é tratar o assunto Parnasianismo, por isso, este trabalho parte, inicialmente, da necessidade pulsante de se refletir sobre o ensino de Literatura na escola. Nessa perspectiva, este texto faz uso dos poemas: "Ciclo", de Olavo Bilac e "O vento e o tabelião", de Raimundo Correia. Mais especificamente, discute-se aqui, por intermédio da análise literária – considerando os níveis formais e semânticos – dos dois poemas já mencionados, o enfoque dado ao tema Parnasianismo na escola, uma vez que revisita-se a ideia de que ele foi um movimento literário hermético, centrado apenas na forma. Sendo assim, objetiva-se, neste artigo, entre outros tópicos, baseando-se no uso de textos literários, desenvolver uma proposta didática capaz de nortear o trabalho com o Parnasianismo em sala de aula, no ensino médio. Reforça-se, também, pois as reflexões partem do uso de dois poemas, que a aula de Literatura deve ter o texto literário como objeto central para, desse modo, haver êxito no trabalho do professor. Finalmente, é preciso esclarecer que a discussão aqui levantada é embasada, fundamentalmente, por Goldstein (1986), Pinheiro (2007), Lajolo (1982) e Zilberman (1991)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA BRASILEIRA, PARNASIANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID748_21072016230352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME HENRIQUE RIBEIRO CAVALCANTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME H." "autor_email" => "guilermenrique@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25897 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "AH!, O PARNASIANISMO É CHATO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DOIS POEMAS PARNASIANOS" "resumo" => "Um grande entrave na escola, para o professor de Literatura, no ensino médio, é tratar o assunto Parnasianismo, por isso, este trabalho parte, inicialmente, da necessidade pulsante de se refletir sobre o ensino de Literatura na escola. Nessa perspectiva, este texto faz uso dos poemas: "Ciclo", de Olavo Bilac e "O vento e o tabelião", de Raimundo Correia. Mais especificamente, discute-se aqui, por intermédio da análise literária – considerando os níveis formais e semânticos – dos dois poemas já mencionados, o enfoque dado ao tema Parnasianismo na escola, uma vez que revisita-se a ideia de que ele foi um movimento literário hermético, centrado apenas na forma. Sendo assim, objetiva-se, neste artigo, entre outros tópicos, baseando-se no uso de textos literários, desenvolver uma proposta didática capaz de nortear o trabalho com o Parnasianismo em sala de aula, no ensino médio. Reforça-se, também, pois as reflexões partem do uso de dois poemas, que a aula de Literatura deve ter o texto literário como objeto central para, desse modo, haver êxito no trabalho do professor. Finalmente, é preciso esclarecer que a discussão aqui levantada é embasada, fundamentalmente, por Goldstein (1986), Pinheiro (2007), Lajolo (1982) e Zilberman (1991)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA BRASILEIRA, PARNASIANISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID748_21072016230352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME HENRIQUE RIBEIRO CAVALCANTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME H." "autor_email" => "guilermenrique@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }