Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MODERNISMO BRASILEIRO, ENSINO, DISCENTE Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26085
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => "OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do  projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi  aplicado  em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia.  Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos  na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a  leitura  do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto  para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos  procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "MODERNISMO BRASILEIRO, ENSINO, DISCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID71_19072016163527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN OLIVEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN "
    "autor_email" => "SUELENBRITO@OUTLOOK.COM.B"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26085
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => "OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do  projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi  aplicado  em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia.  Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos  na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a  leitura  do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto  para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos  procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "MODERNISMO BRASILEIRO, ENSINO, DISCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID71_19072016163527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELEN OLIVEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "SUELEN "
    "autor_email" => "SUELENBRITO@OUTLOOK.COM.B"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi aplicado em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia. Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a leitura do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.