OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26085 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi aplicado em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia. Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a leitura do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "MODERNISMO BRASILEIRO, ENSINO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID71_19072016163527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEN OLIVEIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "SUELEN " "autor_email" => "SUELENBRITO@OUTLOOK.COM.B" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26085 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "OLHARES DIALÓGICOS SOBRE O MODERNISMO BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi aplicado em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia. Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a leitura do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "MODERNISMO BRASILEIRO, ENSINO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID71_19072016163527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELEN OLIVEIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "SUELEN " "autor_email" => "SUELENBRITO@OUTLOOK.COM.B" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }