BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25914 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG. É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, BLOGS, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID268_24072016141629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "BERENICE " "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25914 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG. É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, BLOGS, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID268_24072016141629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "BERENICE " "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }