Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS GRUPOS DO WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: WHATSAPP, REDES SOCIAIS ON-LINE, APRENDIZAGEM HISTÓRICA, APRENDIZAGEM COLABORATIVA Comunicação Oral (CO) GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25586
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "OS GRUPOS DO WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este trabalho aborda e destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula, devido ao seu potencial em ser utilizado como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa no ensino de História. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do ensino médio, onde foi constatado que de fato esses grupos oferecem condições de funcionarem como extensão da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "WHATSAPP, REDES SOCIAIS ON-LINE, APRENDIZAGEM HISTÓRICA, APRENDIZAGEM COLABORATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA22_ID710_31072016173812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO GOMES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO"
    "autor_email" => "cgomeslopes@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25586
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => "OS GRUPOS DO WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este trabalho aborda e destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula, devido ao seu potencial em ser utilizado como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa no ensino de História. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do ensino médio, onde foi constatado que de fato esses grupos oferecem condições de funcionarem como extensão da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "WHATSAPP, REDES SOCIAIS ON-LINE, APRENDIZAGEM HISTÓRICA, APRENDIZAGEM COLABORATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA22_ID710_31072016173812.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO GOMES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO"
    "autor_email" => "cgomeslopes@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho aborda e destaca a importância dos usos das TDIC como ferramentas de ensino da disciplina de História, enfatizando especificamente o uso pedagógico dos grupos formados dentro da plataforma do aplicativo para dispositivos móveis chamado WhatsApp, fazendo desse ambiente virtual uma extensão da sala de aula, devido ao seu potencial em ser utilizado como um espaço de aprendizagem móvel, ubíqua e colaborativa no ensino de História. Para tanto, foi necessária à verificação da importância do uso do aplicativo como ferramenta e ambiente que pode promover o ensino e a aprendizagem histórica de forma colaborativa. Através do método da pesquisa-ação, analisamos e intervimos de forma a observar, estimular e mediar grupos criados em uma turma do ensino médio, onde foi constatado que de fato esses grupos oferecem condições de funcionarem como extensão da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Luixander antonio

    Es la mejor app ?

    25/10/2022 16:10:26
  • Luixander antonio

    ???

    25/10/2022 16:08:54
  • Luixander antonio

    ???

    25/10/2022 16:08:07

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.