Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23841
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 1047
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB"
    "resumo" => "Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca  refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e  passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1047_09102016235350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23841
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 1047
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE CAMPESINA: RELATO DAS EXPERIENCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE BANANEIRAS/PB"
    "resumo" => "Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca  refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e  passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, FORMAÇÃO, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1047_09102016235350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiacavn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho relata as experiências desenvolvidas em projetos de extensão desenvolvidos entre os anos de 2013 a 2015. Seu objetivo consistiu em analisar as ações realizadas nas escolas do campo, através dos projetos de extensão com ênfase na contextualização curricular, que contribuíram para a formação da identidade e o reconhecimento dos sujeitos campesinos. Com o propósito de aprofundar e fundamentar o tema foram utilizados os autores: Lopes e Macedo (2011) para discute o currículo como prática de significação na escola; Hall (2004) para apresenta a discussão sobre identidade cultural na pós-modernidade; Honneth (2003) que introduz a categoria reconhecimento social a partir da indicação de existência de uma gramática moral dos conflitos sociais; Lima (2015) busca refletir sobre as ausências na formação de professores de um currículo que rompa com as perspectivas dominantes e passe para a contextualização e valorização da cultura campesina. O aporte metodológico foi a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram os relatórios elaborados, após a realização dos projetos. Como resultados positivos destacam-se a realização de formações continuadas para os docentes de três escolas do campo da região; A construção coletiva e consolidação dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições; Mudanças significativas na condução do fazer docente a partir da compreensão da necessidade de reconhecimento e construção de identidades que valorizem a cultura campesina. Como limite constata-se a presença intensa da ameaça de fechamento de escolas do campo, na região, pelo poder público municipal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.