Relata um breve percurso, na tentativa de (re)invenção de minha prática pedagógica enquanto professora-formadora da faculdade de educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), espaço acadêmico no qual conclui o curso de pedagogia, e ensaiei os primeiros passos rumo a profissão docente. Pretende refletir sobre a tentativa de desenvolvimento de uma práxis pedagógica a partir do estudo do método (auto)biográfico promovido pela disciplina: Memória, formação e pesquisa (auto)biográfica do Mestrado em educação oferecido pela UERN. Constata a importância do estudo da memória como ferramenta ímpar na (re)significação da práxis pedagógica, na medida que informa, forma e “desenforma”. Considera que o percurso: da discência para docência tem muitos obstáculos, sendo importante analisá-los por diferentes linguagens e pontos de vista. Conclui que o entendimento da identidade profissional docente passa pelo aguçar de todos os sentidos, experimentar da vida, saborear das fantasias e retorno constante da realidade, que só é racional quando idealizada primeiro em sonho.