Com o grande aumento do contingente populacional nos últimos tempos, é esperado que proporcionalmente a isso aja um aumento no consumo e consequentemente na elevação dos resíduos produzidos por tal sociedade.
E, um dos grandes problemas atualmente é como gerenciar tais resíduos, obtendo-se um descarte correto e diminuindo os impactos sem que aja a perda econômica. O resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente em todos os lares, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico – contribuindo para o aumento das áreas dos aterros sanitários, sendo assim, perceptível o quão poluente o resíduo do óleo, seja ele utilizado ou não, é para o meio ambiente. Fundamentando-se no que foi exposto, a significância deste trabalho é propor uma utilização do óleo pós-consumo, lhe ofertando um destino final mais útil que o convencional, podendo promover alternativas socioeconômicas e a redução dos impactos ambientais. Onde o objetivo seria a coleta dos resíduos na comunidade local do município e realizar ensaios físico-químicos a fim de denotar suas características e sua possível utilização do mesmo como desmoldante.
A utilização desse óleo pós-conusmo, será obtida após a confecção do filtro de carvão ativado, que será responsável pela filtragem primária, caracterizada pela remoção dos resíduos presentes no óleo coletado e a partir dessa filtragem tem-se a possível reutilização desse material.